Governo federal regulamenta o turismo de trilhas

Em Nova Friburgo, retorno às atividades é gradual, com diversas restrições
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
por Vinicius Gastin
Regulamentação é importante para reconhecimento e preservação dos espaços
Regulamentação é importante para reconhecimento e preservação dos espaços

Nova Friburgo possui o dom natural, através da fauna e da flora privilegiadas, de oferecer inúmeras opções de trilhas aos amantes desta modalidade. Não são poucos os caminhos descobertos por exploradores, caminheiros, trilheiros e demais pessoas que se aventuram pela natureza friburguense, em busca de experiências únicas e do contato energizante com tudo aquilo que há de mais belo. No entanto, todo esse processo necessita de regulamentação, para oficializar e preservar todos os recursos envolvidos em meio a esses caminhos.

No final do mês passado, o Governo Federal definiu os critérios para a adesão de novos trajetos nacionais e regionais à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A portaria conjunta dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi publicada esta semana no Diário Oficial da União.

A RedeTrilhas conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, estruturando e promovendo o ecoturismo no país. As trilhas de longo curso também funcionam como ferramentas de conservação, interligando biomas e impedindo a fragmentação das unidades preservadas.

As propostas de adesão deverão ser apresentadas à Secretaria de Ecoturismo do ministério por entidades e órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados. Novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento, identificação visual, acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

As informações detalhadas dos percursos estão disponíveis no site da RedeTrilhas, que já conta com 74 trilhas em 3,5 mil quilômetros sinalizados. O projeto de estruturação da iniciativa se baseia em experiências internacionais.

A rede reúne grandes trilhas nacionais e regionais, uma acabando onde começa a outra, podendo ser percorridas em variados espaços de tempo e atendendo a diferentes perfis de visitantes. Nesse contexto, cada Trilha de Longo Curso Nacional é o resultado da adição de uma série de trilhas regionais.

Em Nova Friburgo, mesmo que de forma gradual e com restrições, os apaixonados pelas belezas naturais de Nova Friburgo e região voltaram a frequentar o Parque Estadual dos Três Picos. A maioria das atividades esportivas continua proibida nesses espaços, mas as trilhas estão liberadas. Esse processo faz parte da primeira etapa de reabertura, após meses fechado devido à pandemia.

De acordo com a administração do parque, o uso de máscaras é obrigatório durante a permanência no local, assim como a manutenção de uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra. O acesso às cachoeiras, centro de visitantes, banheiros, bebedouros e parques infantis permanecem suspensos, assim como as dependências do Camping Vale dos Deuses, Pico da Branca de Neve, Pedra dos Dois Bicos, Pedra do Elefante e Pico do Caledônia.

O Parque Estadual dos Três Picos abrange os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, Silva Jardim, na Baixada Litorânea, além de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, na Região Metropolitana.

Ainda segundo a administração do local, fotos publicadas em redes sociais do próprio usuário, onde ele assume publicamente o comportamento em desacordo com as regras, assim como imagens denunciadas, podem ser utilizadas como provas no processo de autuação e multa.

Todos os eventos realizados no Parque Estadual dos Três Picos devem ser solicitados pelo e-mail inea.petp@gmail.com.

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra