Geração Z é a mais atuante em questões ambientais

Em seguida aparecem os millennials e a geração X
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
Ter responsabilidade ambiental é, cada vez mais, uma tarefa de todos. Mas, para que o compromisso com o meio ambiente seja uma realidade, é preciso que a educação ambiental esteja presente no cotidiano da população. Neste cenário, em que o acesso à informação se dá por diferentes meios, nota-se que algumas gerações se mostram mais interessadas nos assuntos relacionados ao meio ambiente. 

Para 65% dos participantes do estudo, os sites de notícias da internet são a principal fonte de conhecimento sobre questões ambientais
Levar um estilo de vida mais equilibrado e consumir de marcas que estejam antenadas e comprometidas com a sustentabilidade: essas são algumas das características da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), faixa etária que, para 30% dos brasileiros, é a mais atuante quando o assunto é comprometimento ambiental. Atrás da Geração Z, aparecem os millennials, com 24% das respostas e a Geração X, com 14%. Os dados são de um estudo realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.

A relação da Geração Z com as pautas ambientais tem como um de seus principais impulsionadores a proximidade com a internet. A primeira geração a nascer e a crescer com a presença já estabelecida no espaço virtual apresenta os efeitos de ter a exposição constante, desde sempre, às tecnologias e informações.

Isso porque, para 65% dos participantes do estudo, os sites de notícias da internet são a principal fonte de conhecimento sobre questões ambientais atualmente. Em segunda colocação, aparecem as redes sociais, com 55% das respostas. Fica claro que a internet vem desbancando os meios de comunicação tradicionais, mas a forma como a informação está sendo consumida não é, necessariamente, a melhor. Prova disso é o fato de as redes sociais, espaços em que tudo é publicado sem critérios de checagem e veracidade dos dados, terem se tornado uma das principais fontes de informação.

Das mídias tradicionais, as notícias de rádio e TV aparecem em terceira posição como fonte de informação sobre questões ambientais, com 53% das respostas. Com números também significativos, filmes e documentários são meios de conhecimento no assunto para 35% dos entrevistados.

Neste contexto, de forma geral, o brasileiro avalia o seu nível de conhecimento acerca das pautas ambientais como intermediário, conforme 59% das respostas do estudo. Uma faixa considerável de 25% dos respondentes entende que possui pouco conhecimento na área, e apenas 16% avalia que possui muito conhecimento em temas do meio ambiente.

Mesmo que boa parte dos respondentes considere que têm certo domínio de assuntos sobre meio ambiente e sustentabilidade, algumas dúvidas ainda perduram. Entre elas, as principais incertezas estão relacionadas ao aquecimento global (33%); mudanças climáticas (32%); consumo sustentável (31%), e gestão de resíduos e reciclagem (31%).

Diante desse cenário, cabe a cada geração refletir sobre como tem contribuído para um futuro mais sustentável e como suas escolhas de consumo e informação impactam o meio ambiente. Buscar fontes de notícias confiáveis e sanar algumas das principais dúvidas é um um dos caminhos essenciais para que se construa um futuro mais consciente de forma coletiva.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: