Funcionário da UPA denuncia atraso no pagamento de salários

Também há queixas relativas ao mau funcionamento do sistema de climatização, o que pode colocar medicamentos em risco
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A UPA de Conselheiro (Foto: Henrique Pinheiro)
A UPA de Conselheiro (Foto: Henrique Pinheiro)

 

Um profissional de saúde que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do distrito de Conselheiro Paulino, - que pediu para não ser identificado - entrou em contato com a redação de A VOZ DA SERRA na manhã desta quarta-feira, 13, para fazer duas denúncias relativas à unidade. A primeira relatando atraso no pagamento dos salários e a segunda sobre problemas no sistema de ar condicionado.

De acordo com o denunciante, há dois meses todos os funcionários da UPA convivem com atraso nos salários. Ele pondera que os salários de novembro foram pagos fora do prazo, ainda em dezembro, mas, no entanto, os pagamentos relativos ao último mês de 2020 ainda não foram efetuados.

“Isso é um problema muito sério, ainda mais em meio a essa crise e todas as dificuldades que já enfrentamos na linha de frente dessa pandemia. A direção da UPA nos informou que os salários ainda não foram pagos porque o governo não teria feito o repasse necessário”, revelou, anonimamente, ao jornal.

Calor excessivo

Com relação ao problema no sistema de ar-condicionado da unidade, o leitor informou que essa falha ocorre há pelo menos cinco meses. Ele relatou ainda que a pane não afeta toda a unidade, porém, o equipamento não estaria funcionando em setores importantes da UPA para pacientes e profissionais de saúde, como a pediatria, alguns consultórios médicos, sala de espera dos pacientes, refeitório dos funcionários e até a farmácia que, segundo a denúncia, caso não tenha um ambiente climatizado, pode fazer com que alguns medicamentos percam sua eficácia ou até mesmo tenham que ser descartados.

“O ambiente em que trabalhamos necessita de uma temperatura regulada, pois temos vidas em leitos e, além disso, temos medicamentos caros e que perdem a eficácia se acondicionados em temperaturas altas”, denunciou o profissional de saúde, que completou: “Lembrando que a UPA de Nova Friburgo funciona na estrutura de um container, o que faz com que o seu interior se assemelhe a uma ‘estufa’. É difícil trabalhar nessas condições e, muito mais difícil ser cuidado como paciente, pois a maioria dos aparelhos de ar-condicionado está em estado crítico”, finalizou.

O que dizem os citados

Procurada por A VOZ DA SERRA para comentar as denúncias, a Organização Social (OS) Viva Rio, atual administradora da UPA de Nova Friburgo, reconheceu, em nota, os problemas apontados pelo profissional de saúde com relação aos aparelhos de ar-condicionado, mas garantiu que a situação será resolvida em breve.

“A UPA de Nova Friburgo encontra-se com alguns problemas pontuais no seu sistema de climatização, assunto já do conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde, que iniciou no final do ano passado um processo licitatório para a aquisição de novos aparelhos de ar condicionado em substituição aos avariados, uma vez que o atual contrato de gestão não prevê gastos com investimento, o que, com certeza, facilitaria em muito a solução deste problema”.

Sobre o atraso nos salários, a OS Viva Rio informou em nota que “existe atraso apenas no pagamento de dezembro, ocasionado pela mudança de governo e a necessidade de adequação de autorizações internas do contratante, fato este já do conhecimento geral. Existe previsão de regularização do pagamento entre esta quarta-feira, 13, e amanhã (quinta-feira, 14)”. O denunciante, no entanto, informou ao jornal que até o fim da tarde de ontem, 13, o pagamento dos salários de dezembro ainda não havia sido liberado. 

Também procurada por A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo informou em nota que “de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o pagamento da parcela do repasse à UPA já se encontra na tesouraria da prefeitura. Quanto aos aparelhos de ar condicionado, a prefeitura está com o processo licitatório em fase de cotação e, após a entrega e instalação, os mesmos deverão ser mantidos pela Organização Social Viva Rio”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo