Nesta segunda-feira, 27, estreou na Câmara Municipal na plataforma e-democracia, com a audiência de prestação de contas da Secretaria Municipal de Finanças. Através dessa plataforma os cidadãos podem assistir às audiências públicas ao vivo, interagir, enviando sugestões e perguntas, enquanto as audiências estão sendo exibidas, além de trocar mensagens com os demais participantes.
De acordo com a Câmara Municipal, as perguntas enviadas serão respondidas pelo palestrante que está conduzindo a audiência pública.“Há pouco tempo, os vereadores aprovaram um projeto, do qual eu sou o autor, que institui na Câmara Municipal, o pregão eletrônico; um tipo de licitação que acontece por meio de sessões públicas eletrônicas e envolve propostas e lances sucessivos. O pregão eletrônico ocorre de maneira online e em tempo real, o que proporciona total transparência e possibilidade de um maior número de empresas interessadas em participarem. Com a implantação desse sistema, Nova Friburgo já saiu na frente porque a Casa seguiu a sugestão do Tribunal do Contas do Estado e só daqui a alguns anos isso se tornará lei. A plataforma e-democracia é mais uma ferramenta que vai ao encontro das minhas propostas de transparência e participação popular. É mais uma inovação implantada na Casa com essa finalidade”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, vereador Wellington Moreira.
A plataforma e-democraria foi criada em junho de 2009 pela Câmara dos Deputados. Hoje, Câmara dos Deputados e Senado Federal estabeleceram parceria para distribuição do e-democracia pelo Interlegis, somando-se às demais plataformas tecnológicas oferecidas pelo programa a mais de 1700 casas legislativas em todo o Brasil. A adesão da Câmaras Municipais à plataforma é totalmente gratuita.
Nesta quarta-feira, 29, acontecerá a Audiência Pública de Prestação de Contas dos meses de maio a agosto de 2021 da Secretaria Municipal de Saúde. A audiência será transmitida pela plataforma e-democracia e também pelo canal do Youtube da Câmara Municipal.
Para os friburguenses interessados em participar, basta acessar o site da Câmara Municipal de Nova Friburgo e clicar no banner e-democracia na página principal.
Deixe o seu comentário