Friburguenses ainda sofrem os efeitos do temporal de terça

Ao todo, a Defesa Civil contabilizou 20 ocorrências, que resultaram em oito interdições de imóveis
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A Rua José Tessarolo dos Santos foi bastante afetada (Foto: Fernando Moreira)
A Rua José Tessarolo dos Santos foi bastante afetada (Foto: Fernando Moreira)

A chuva constante em Nova Friburgo que já dura pelo menos três dias causou e ainda vem causando estragos, transtornos e prejuízos a muitas famílias friburguenses em diversos bairros e distritos. O período mais crítico foi na madrugada da última terça-feira, 8, quando rios transbordaram e ruas ficaram alagadas, atingindo casas, comércios, empresas e veículos. Por sorte, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada na ocasião. Nova Friburgo continua em estágio de alerta, segundo a Defesa Civil.

No entanto, de lá para cá a chuva diminuiu de intensidade, mas permanece constante, deixando o solo encharcado e colocando em risco as cerca de 25 mil pessoas que residem em áreas consideradas de risco no município. Segundo a Defesa Civil, devido a topografia do município, aproximadamente 70% da área territorial de Nova Friburgo é considerada de risco.

Somente na madrugada de terça-feira, 8, estradas ficaram intransitáveis devido aos alagamentos, uma árvore caiu em Riograndina e interditou temporariamente o trânsito na rodovia RJ-148, além de um pequeno deslizamento em Debossan. Ao todo, a Defesa Civil contabilizou 20 ocorrências, que resultaram em oito interdições de imóveis. Os bairros não foram informados pela prefeitura, que confirmou que até ontem, 10, 29 pessoas ainda estavam desabrigadas e outras cinco desalojadas.

Defesa Civil e Bombeiros cooperam

A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro continuam mobilizados, atuando em várias frentes, para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas em todo o Estado. A Defesa Civil estadual apoia ações também em Nova Friburgo, com representantes no local desde a última quarta-feira, 9, segundo informou o Governo do Estado. O órgão está enviando para o município 145 itens de material de ajuda humanitária, incluindo colchões, travesseiros, fronhas, lençóis e cobertores. A Defesa Civil estadual informou ainda que está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição em caso de outras necessidades, incluindo o auxílio para preenchimento de documentação. 

O órgão informou que os agentes da secretaria continuam monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões, em caso de risco de desastres, e apoiando os municípios afetados quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.

O tempo no fim de semana

Segundo o Instituto Climatempo, esta sexta-feira, 11, deverá ser com sol discreto e algumas nuvens, com chuvas rápidas durante o dia e à noite. As temperaturas devem variar entre a mínima de 15 e máxima de 21 graus. Já no sábado, 12, o sol também deverá dar as caras entre muitas nuvens, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 16 e 23 graus. Ainda de acordo com a previsão do Climatempo, o domingo, 13, em Nova Friburgo deve ser parecido com o sábado. Nesses três dias a probabilidade de ocorrência de chuvas é de 90%.  

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima