Nova Friburgo seguirá mais duas semanas em bandeira amarela a partir da próxima segunda-feira, 16, dia seguinte às eleições 2020. O anúncio foi feito no fim da tarde desta sexta-feira, 13, pela Prefeitura de Nova Friburgo. A vigência se estende pelo menos até 29 de novembro, quando será anunciada a cor da bandeira que passará a valer pelas duas semanas seguintes.
A bandeira amarela é um estágio moderado de restrições da chamada retomada gradual e segura das atividades impostas pelo governo municipal no enfrentamento a pandemia de Covid-19. Para a prefeitura, a bandeira amarela indica “risco baixo” de contágio pelo coronavírus. Portanto, o funcionamento dos diversos setores da economia friburguense seguirá como está, sem nenhuma alteração.
Número total de casos subiu para 4.179, um aumento de 37 notificações em um dia
De acordo com o mais recente Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no fim da tarde desta sexta, subiu para 4.179 o número total de casos confirmados de Covid-19 no município – um aumento de 37 novos casos em um dia. Do total, 490 são profissionais de saúde – mesmo número que o divulgado na quinta-feira, 12, com quatro óbitos confirmados entre a classe. Ao todo, o município registra 162 mortes – número que permanece inalterado desde o boletim do último dia 9. Ou seja, há quatro dias a cidade não registra óbitos pela doença.
Nova Friburgo ainda contabiliza outros 20 pacientes com suspeita da doença. Destes, 15 estão em casa aguardando resultados dos exames, dois estão internados e ainda há três óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 1.880 pacientes recuperados e 7.719 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 11.918 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora.
Ocupação de leitos
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira, 13, nos hospitais locais foi de 26,2%: (Raul Sertã: 20%); (Unimed: 20%); (São Lucas: 30%); e (Serrano: 100%). Dos 42 leitos disponíveis, 11 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 38,3%: (Raul Sertã: 15,8%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 22,2%); (Serrano: 30%). Dos 60 leitos disponíveis, 23 estavam ocupados.
Histórico das bandeiras
Desde o início da flexibilização, no início de julho, Nova Friburgo alternou entre a bandeira vermelha e a laranja algumas vezes. Era, no entanto, uma bandeira vermelha bem menos restritiva, permitindo o funcionamento de comércio, indústrias e bares e até academias, mas em períodos mais curtos. Em 24 de agosto, quando a prefeitura mudou os critérios e flexibilizou ainda mais as regras para a abertura do comércio, a cidade voltou à bandeira amarela, a partir de então com duas semanas de validade. Essa bandeira amarela nunca durou tanto: foram oito semanas direto, exatos 53 dias, até ser anunciada a bandeira verde a partir de 19 de outubro até 1º de novembro.
A pandemia no estado
Já o Governo do Estado do Rio que totalizava até então 323.006 casos confirmados e outros 21.162 óbitos em todo o território fluminense em decorrência da Covid-19. Ainda segundo a Secretaria estadual de Saúde, Nova Friburgo aparece nesta totalização com 4.014 casos confirmados – 165 a menos que o divulgado pelo município – e 164 óbitos pela doença – dois a mais que o divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Friburgo.
Deixe o seu comentário