Nova Friburgo tem três candidatos a deputado estadual juvenil, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". As inscrições para o programa da Alerj se encerraram no último fim de semana. Na disputa para representar o município estão os alunos Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho; Felipe Gabriel Knupp, do Rei Alberto I e Monique Cler Paulo, do Jamil El-Jaick. Cada um dos 92 municípios do Estado tem pelo menos um representante. Nova Friburgo teve representante em todas as 12 edições já realizadas.
Disputa em 2º turno
O 1º turno do Parlamento Juvenil acontece nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29, em todas as escolas que teve mais de um candidato. No caso de Nova Friburgo, por terem sido candidatos únicos em suas escolas, os três vão direto para o 2º turno. Nessa etapa, as eleições ocorrem em todas as 26 escolas estaduais do município, independente de terem tido os não candidatos.
Candidatos da região
Na região, haverá 1º turno em Cachoeiras de Macacu (Escola Sol Nascente); em Cantagalo (Maria Zulmira Torres) e em Carmo (Ciep 280 Vasco Fernandes da Silva Porto). Os eleitos dessas escolas disputarão a representação do município com os candidatos únicos de outras unidades escolares que estão automaticamente no 2º turno.
22 candidatos em uma só escola
Em todo o Estado, mais de 60 escolas terão eleições em 1º turno. A eleição mais concorrida está na capital. O Colégio Erick Walter Heine, de Santa Cruz, na Zona Oeste, tem 22 candidatos. Destaque ainda para o Ciep 179 Professor Claudio Gama, do município de São João de Meriti. Lá, são nove candidatos. Na pequena Porto Real, o Colégio República Italiana conta com seis candidatos na disputa pela vaga.
Todos votam
Podem votar todos os alunos da rede estadual que estejam no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Findada a apuração do 1º turno, os eleitos já poderão começar suas campanhas nos seus municípios para a eleição do 2º turno, prevista para 19 a 21 de novembro. Os eleitos ainda passarão por capacitações para confeccionarem seus projetos de lei e a previsão é que passem uma semana na Alerj entre os dias 24 a 30 de abril.
Deixe o seu comentário