Friburgo recebe mais frascos de CoronaVac do estado nesta segunda

Governo começou na última sexta a distribuir mais uma remessa de 173.500 doses para o interior
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo recebe mais frascos de CoronaVac do estado nesta segunda

A Secretaria estadual de Saúde (SES) iniciou na última sexta-feira, 19, a distribuição de uma nova remessa de 173.500  doses da CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios fluminenses. Também estão sendo entregues às prefeituras outras 20 mil doses, sendo dez mil para primeira aplicação e dez mil para segunda, que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição.

As prefeituras do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá foram os primeiros a retirar as novas remessas de doses na CGA. Para os demais 88 municípios do estado, inclusive Nova Friburgo, a entrega será realizada, a partir desta segunda-feira, 22, por quatro aeronaves. A ação contará com helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado e apoio da Polícia Civil. O Governo do Estado não informou quantas doses virão para Nova Friburgo. “Conforme programamos, distribuímos a primeira dose e armazenamos a segunda. Desta forma, garantimos que os municípios cumpram o esquema vacinal”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) atualizou o ofício enviado aos 92 municípios, reforçando a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja totalmente utilizado. A SES esclarece também que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por: profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação; pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos; pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas; trabalhadores dessas instituições; povos indígenas vivendo em terras indígenas eidosos com mais de 90 anos.

Doses recebidas e entregues

A Secretaria já recebeu do Ministério da Saúde 1.040.320 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CoronaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Até o último dia 11, haviam sido entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 eram destinadas à segunda dose da CoronaVac, para atender à população que recebeu o imunizante enviado no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.

Balanço da vacinação

Até as 9h da última quarta-feira, 17, os 92 municípios do Estado do Rio registraram 418.419 pessoas imunizadas com a primeira dose e 49.407 com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra