Friburgo pode ter cerca de 7.500 pessoas com Covid-19 neste momento

Restam apenas 27 leitos disponíveis para mais de sete mil infectados
terça-feira, 04 de maio de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

De acordo com o último boletim Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na noite da última segunda-feira, 3, é possível estimar que 7.582 pessoas estão infectadas pelo coronavírus atualmente no município. Para chegar ao número estipulado, é preciso subtrair do total de pacientes acometidos pela Covid-19 desde o início da pandemia (15.873) os números de óbitos (514) e o número de recuperados (7.777). Não são considerados os casos suspeitos.

É importante frisar que esse número tem como base as informações divulgadas pela prefeitura que reconhece o não acompanhamento de todos os casos positivos, uma vez que muitas pessoas se recuperam da Covid-19 em casa e não refazem o teste. Em diversas oportunidades o município informou também que conta com a compreensão dos pacientes positivados para que evitem circular em ambientes públicos, façam o isolamento social e tomem os devidos cuidados para não transmitir o vírus, apesar de também reconhecer que não há como fiscalizar todas essas pessoas.

Se considerarmos a população total de Nova Friburgo com pouco mais de 190 mil habitantes, podemos afirmar, baseado nos dados divulgados pelo município, que cerca de 10% da população já contraiu a Covid-19 e desses – quase a metade – 47,76%, estão infectados no momento.

À beira do colapso

Segundo a prefeitura, somando a rede privada e a rede pública, o município dispõe de 137 leitos de enfermaria e 50 leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19, mas dos leitos disponíveis no momento, restam apenas 18 de enfermaria e nove de UTI. É importante afirmar que a disposição dos leitos podem mudar ao longo do dia, de acordo com a necessidade de internação, altas hospitalares ou óbito.

A situação é grave e muito delicada. Se considerarmos o número aproximado de pessoas com o vírus ativo no momento, são 7.582 pessoas para 187 leitos de enfermaria e UTI. Desse total, restam apenas 27 leitos disponíveis, ou seja, são 27 leitos para 7.422 pessoas que estão hoje com Covid-19.

Em reportagem de A VOZ DA SERRA, publicada em 7 de abril, havia a constatação de que a fila de espera por um leito de UTI em Nova Friburgo estava, gradualmente, crescendo:  “somente no dia 6 de abril, segundo a prefeitura, surgiram 55 casos suspeitos e três pacientes aguardavam vaga de UTI. Foram atendidos graças à alta médica dada a outros  pacientes. A situação tem levado médicos da linha de frente a fazerem a terrível “escolha de Sofia”: decidir qual paciente terá mais chances de se recuperar sob tratamento intensivo, conforme confidenciou uma profissional ao jornal”, dizia a notícia publicada.

Ainda no mês passado, um homem teria morrido de Covid-19, sem ter tido a chance de ser internado, por  falta de leitos. O caso teve repercussão nas redes sociais, mas não houve confirmação por parte do município.

Número de vacinados avança

Segundo dados atualizados do painel da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) o município tem hoje 33.926 vacinados com a primeira dose e 17.596 (segunda dose). Se considerarmos a primeira dose a mais importante e a segunda dose um reforço, podemos estimar que, atualmente, Nova Friburgo tem 17,85% de sua população imunizada.  

Município ultrapassa número de vítimas da tragédia

No ano passado, após uma reunião do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), com membros da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dentre os assuntos discutidos, foram apresentados em gráficos um prognóstico do avanço da doença nas regiões fluminenses.

Segundo o ex-secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Marcelo Braune, e o então secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, informou que havia, naquela ocasião, uma estimativa de quase duas mil mortes por Covid-19 na Região Serrana, sendo cerca de 400 somente em Nova Friburgo.

Considerado o mês mais letal da pandemia até o momento, abril de 2021 fez cumprir a triste previsão que não só atingiu como superou a perspectiva e ainda conseguiu ultrapassar o número de mortos oficiais da tragédia de 2011 (442).

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: