Faleceu nesta quarta-feira, 27, na cidade do Rio de Janeiro, aos 98 anos de idade, o fundador do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I (em Salinas) e Ceffa Flores de Nova Friburgo (em Vargem Alta), Charles Van Hombeeck. Ultimamente ele era patrono e presidente de honra do Ibelga.
Charles foi condecorado em 2004, dez anos após a fundação do Ibelga, como cavaleiro pela Coroa Belga por seus trabalhos sociais no Brasil.
Idealizado por Charles, o Ibelga foi fundado, há 30 anos, graças à união das principais instituições e associações de Nova Friburgo, tais como Rotary, Lions, Acianf e Instituto Fribourg-Nova Friburgo, entre outras. O intuito era dar aos jovens da zona rural uma escola com pedagogia que atende às peculiaridades da educação daqueles que trabalham na terra.
A construção das dependências da Fazenda Escola Rei Alberto I, em Salinas, numa área cedida pela prefeitura, foi realizada com verba do Ministério do Desenvolvimento da Bélgica, através da Ong Disop, com sede em Bruxelas.
Com o escasseamento dos recursos do governo belga, mesmo idoso, Charles vinha regularmente a Nova Friburgo para participar de reuniões com diversos segmentos da sociedade friburguense a fim de buscar doações para o Ibelga.
A VOZ DA SERRA se solidariza com a família e amigos de Charles Van Hombeeck, neste momento de dor.
Deixe o seu comentário