Friburgo perde Charles Van Hombeeck, fundador do Ibelga, aos 98

Graças a ele, jovens da zona rural ganharam escola com pedagogia para aqueles que trabalham na terra
quarta-feira, 27 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Charles Van Hombeeck
Charles Van Hombeeck

Faleceu nesta quarta-feira, 27, na cidade do Rio de Janeiro, aos 98 anos de idade, o fundador do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa)  Rei Alberto I (em Salinas) e Ceffa Flores de Nova Friburgo (em Vargem Alta), Charles Van Hombeeck. Ultimamente ele era patrono e presidente de honra do Ibelga. 

Charles foi condecorado em 2004, dez anos após a fundação do Ibelga, como cavaleiro pela Coroa Belga por seus trabalhos sociais no Brasil.

Idealizado por Charles, o  Ibelga foi fundado, há 30 anos, graças à  união das principais instituições e associações de Nova Friburgo, tais como Rotary, Lions, Acianf e Instituto Fribourg-Nova Friburgo, entre outras. O intuito era dar aos jovens da zona rural uma escola com pedagogia  que atende às peculiaridades da educação daqueles que trabalham na terra.

A construção das dependências da Fazenda Escola Rei Alberto I, em Salinas, numa área cedida pela prefeitura, foi realizada com verba do Ministério do Desenvolvimento da Bélgica, através da Ong Disop, com sede em Bruxelas.

Com o escasseamento dos recursos do governo belga, mesmo idoso, Charles vinha regularmente a Nova Friburgo para participar de reuniões com diversos segmentos da sociedade friburguense a fim de buscar doações para o Ibelga.

A VOZ DA SERRA se solidariza com a família e amigos de Charles Van Hombeeck, neste momento de dor.

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário