Friburgo Offroad marca presença na primeira etapa do Carioca de Enduro

Competição em Quatis, com pista escorregadia por conta das chuvas, abriu o calendário da modalidade
terça-feira, 23 de março de 2021
por Vinicius Gastin
Competição em Quatis abriu o calendário de competições do Campeonato Carioca (Foto: Carlos Oliveira)
Competição em Quatis abriu o calendário de competições do Campeonato Carioca (Foto: Carlos Oliveira)

A temporada estadual das competições de Enduro de Regularidade foi oficialmente aberta, e como de costume, pilotos friburguenses marcaram presença e destacaram. A etapa de abertura do Campeonato Carioca da modalidade foi realizada no último fim de semana, no município de Quatis, no Sul do estado, e a equipe Friburgo Offroad competiu em quatro categorias. Ao todo, foram 105 quilômetros percorridos, em aproximadamente cinco horas e dez minutos de prova.

Na Elite, por exemplo, o pódio contou com dois pilotos do município. Maicon Corguinha faturou o primeiro lugar - com diferença de menos de 200 pontos para o piloto de São Jose dos Campos, Leonardo Malagutti, enquanto já Douglas Schumacker ficou com a quarta colocação. Paulo Roberto Beto, na categoria Over 40, e Gabriel Alves, na Graduado, não conseguiram concluir as respectivas provas por problemas técnicos. Na categoria Novato, Davi Alves vinha liderando a competição, mas o pneu dianteiro furou e o piloto não conseguiu concluir a prova.

Além dos pilotos cariocas e fluminenses, atletas de Minas Gerais e São Paulo também marcam presença no evento. Por conta das chuvas durante a semana que antecedeu a prova, as trilhas estavam escorregadias e ainda mais desafiadoras. O local de largada e chegada foi o Hotel Fazenda Bom Retiro.

Além de Corguinha, vitorioso na Elite, na Graduado o pódio foi dominado pelos mineiros Carlos José, de Astolfo Dutra, seguido por Caio Dias, de Paraguaçu, e José Heleno, de Descoberto. Na Over 40 deu João Lamin, de São Paulo, com o petropolitano Nenel em segundo e Domingos, de Juiz de Fora, em terceiro. Na Júnior, Leo Miranda, de Lima Duarte, Lucas Silveira, de Conceição dos Ouros, e Thiago Franco, do Rio de Janeiro, foram os primeiros. O paulista Leildo Silva venceu na Over 50, seguido pelo carioca Celestino e por Alexandre Mattos, de Rio Bonito. Na Novato, vitória do piloto Marcio Duque, de Lima Duarte, seguido por Tiago, de Rio Bonito, e Guilherme Macabu, de Casimiro de Abreu.

O Campeonato Carioca de Enduro é realizado em cidades diversas do estado do Rio de Janeiro e municípios de Minas Gerais. De acordo com os organizadores, o objetivo principal é formar novos pilotos para o Enduro, oferecendo provas com nível aceitável para que todos possam completá-las sem maiores perigos.

Além da primeira etapa em Quatis, estão programados ainda os eventos em Magé, no dia 11 de abril; Rio Preto, no dia 25 do mesmo mês; Santa Rita de Jacutinga, em 23 de maio; Casimiro de Abreu, no dia 27 de junho; Seropédica, em 29 de agosto; Rio das Flores, no dia 19 de setembro, Rio Bonito, em 24 outubro, e Petrópolis, no dia 21 de novembro.

A competição é disputada na modalidade de Enduro de Regularidade, com pilotos nas categorias Elite (Master), Graduado (Sênior), Over 40, Júnior, Over 50, Novato, Dupla, correndo individualmente com motocicletas de livre cilindrada. Para a categoria Elite, sobem os três primeiros da Graduado que sobem. Na Graduado são promovidos os três primeiros da Júnior. Podem participar da Over 40 os pilotos que irão fazer 40 anos em 2021, mesmo não estando com a idade completa quando começar o Campeonato.

No regulamento da Júnior, os atletas que permaneceram somados aos dez primeiros da Novatos, sendo que do 6º ao 10º tenha feito 50% das etapas do campeonato, podem subir. As regras da Over 50 são idênticas à Over 40, contemplando pilotos a partir de 50 anos.

Ainda segundo determina o regulamento, haverá três descartes de tempo, sendo que das 18 etapas, 15 serão válidas. A última etapa, em Petrópolis, não pode ser descartada. Só pontuará no Campeonato Carioca de Enduro o piloto federado na Femerj (Federação do Estado do Rio de Janeiro).

No enduro de regularidade, o principal objetivo é cumprir a planilha de determinações. É preciso observar tempo, distâncias e buscar ser menos penalizado possível para vencer a competição. No caso do Carioca, a largada do primeiro piloto de casa prova deverá ocorrer às 9h01. A diferença de tempo entre um e outro piloto será efetuada com intervalo mínimo de um minuto para a categoria Elite e dupla, 30 segundos para as demais categorias exceto categoria novato de 20 em 20 segundos.

A planilha é padrão para todas as etapas. O primeiro colocado soma 25 pontos, e o 20º de cada etapa, apenas um. Serão oferecidos troféus dos campeões do ano no final da Copa para os três primeiros das categorias. A cada evento haverá premiações para os cinco melhores – exceto na Novato, onde os dez melhores ganham troféus.

 

LEIA MAIS

Dentre os principais destaques estão Maicon Corguinha, campeão na categoria Elite, e o jovem Davi Alves, primeiro colocado da etapa na Novato

Equipe Friburgo Off Road é uma das representantes do município, com alguns dos pilotos organizando a prova de dezembro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Enduro