Friburgo atinge 80% da população vacinada com a primeira dose

Vacinação de segunda e terceira doses, além da repescagem da primeira aplicação, continuam nesta semana
terça-feira, 09 de novembro de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Leitos de UTI-Covid no Raul Sertã vazios (Arquivo AVS/ PMNF)
Leitos de UTI-Covid no Raul Sertã vazios (Arquivo AVS/ PMNF)

Na última quinta-feira, 4, Nova Friburgo atingiu a marca de 80% de toda a população vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 - um total de 153.905 pessoas. Deste total, 36.484 são idosos; 9.864 são profissionais de saúde; 25.275 fazem parte dos grupos de risco; e 82.282 se enquadram na ‘população em geral’. 

Com a campanha para maiores de 12 anos finalizada no início de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando dias de repescagem para quem ainda não recebeu a primeira aplicação. Por isso, a porcentagem de vacinados continua subindo. A expectativa é que toda a população se vacine, afinal, este é o meio mais eficaz para combater o coronavírus, diminuir o contágio e o risco de internação.

A cobertura vacinal, ou seja, quem já tomou as duas doses ou recebeu a dose única, também continua crescendo. No levantamento da semana passada, 67% dos moradores de Nova Friburgo já se imunizaram com as duas doses contra o vírus - um total de 125.163 pessoas com a segunda dose aplicada. Deste total, 30.372 são idosos; 6.514 são profissionais da saúde; 12.751 fazem parte do grupo de risco; e 75.526 se enquadram na ‘população em geral’. 

Sobre a dose única, 153 são idosos, 65 profissionais de saúde, 394 pessoas no grupo de risco e 3.748 pessoas da população em geral tomaram a vacina, totalizando 4.360 pessoas. Já quanto a dose de reforço, que está sendo aplicada semanalmente no município, 9.593 são idosos, 2.985 profissionais de saúde e 636 pessoas no grupo de risco foram contempladas, totalizando 13.214 pessoas. 

Cronograma de vacinação 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo dará prosseguimento à vacinação contra a Covid-19 no município durante esta semana. Atenção para os locais, pois a partir desta semana a vacinação no bairro Olaria será feita no posto de saúde Tunney Kassuga, já que com a proximidade do carnaval e a demanda que a festa implica para as escolas de samba, a vacinação não será mais feita na quadra da Imperatriz de Olaria. A vacinação continua normalmente nos demais locais de vacinação: ginásios esportivos do bairro Cordoeira e do distrito de Conselheiro Paulino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, na Fábrica Filó) e no posto de saúde do bairro São Geraldo, das 9h às 15h também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 9h às 13h.  

Até esta quinta-feira, 11, haverá aplicação da terceira dose em profissionais de saúde e idosos que já completaram seis meses do recebimento da segunda aplicação. Já os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há pelo menos 28 dias, também poderão receber a dose de reforço. 

Quem precisa tomar a segunda dose da Pfizer, seja porque recebeu a primeira aplicação deste laboratório ou para realizar a intercambialidade entre a AstraZeneca, poderá buscar um ponto de vacinação.

Nesta terça-feira, 9, a aplicação será realizada em quem está com a vacina agendada até esse dia. Na sexta-feira, 12, a imunização será oferecida para o público que está com a segunda dose marcada até o dia 12, em Olaria e Conselheiro Paulino.

Ainda na sexta-feira acontecerá a aplicação da segunda dose da Coronavac para a população com a vacina agendada para esta semana. Esse é o público com 18, 19 e 20 anos que recebeu o imunizante do Instituto Butantan no ‘’Dia D’’ realizado em agosto. Além disso, a prefeitura também realizará nesta sexta-feira a repescagem da primeira dose para a população com mais de 18 anos, somente na Uerj.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra