Nova Friburgo aderiu nesta sexta-feira, 5, ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas contra a Covid-19. Segundo o prefeito Johnny Maycon, esta é uma medida de segurança para garantir que o município conte com os imunizantes, caso o Ministério da Saúde não consiga cumprir com a aquisição e distribuição das vacinas.
Dos 92 municípios do Estado do Rio, 25 assinaram o termo de adesão, entre eles a capital, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Macuco.
Em todo o Brasil, um total de 1.703 prefeituras aderiram. O prazo para adesão terminou ao meio-dia desta sexta-feira. Johnny Maycon assinou o termo pela manhã.
Segundo o portal de notícias G1, o número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população. Do total, 24 são capitais. A adesão ao movimento pró-vacina representa 30,5% das 5.570 cidades brasileiras.
De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro. O último balanço, divulgado na tarde de quinta, contava com 1.292 cidades, sendo 20 capitais.
Cada município terá agora que aprovar um projeto de lei nas suas respectivas Câmaras autorizam a adesão ao consórcio público.
O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas contra a Covid-19 teve início depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a estados e municípios comprar e distribuir doses do imunizante.
A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município brasileiro teve a chance de aderir ao consórcio, sem custo para as prefeituras.
A FNP informa que o consórcio tem interesse em todas as vacinas que não estiverem no escopo do Ministério da Saúde, mas que possuam aprovação para utilização na Anvisa ou em organismos internacionais.
Deixe o seu comentário