Friburgo adere a consórcio de prefeitos para a compra de vacinas contra a Covid-19

Medida visa a garantir que o município conte com os imunizantes, independentemente do Ministério da Saúde
sexta-feira, 05 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Johnny Maycon no dia da chegada das primeiras vacinas a Friburgo (Arquivo AVS)
Johnny Maycon no dia da chegada das primeiras vacinas a Friburgo (Arquivo AVS)

Nova Friburgo aderiu nesta sexta-feira, 5, ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas contra a Covid-19. Segundo o prefeito Johnny Maycon, esta é uma medida de segurança para garantir que o município  conte com os imunizantes, caso o Ministério da Saúde não consiga cumprir com a aquisição e distribuição das vacinas.

Dos 92 municípios do Estado do Rio, 25 assinaram o termo de adesão, entre eles a capital, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Macuco.

Em todo o Brasil, um total de 1.703 prefeituras aderiram. O prazo para adesão terminou ao meio-dia desta sexta-feira. Johnny Maycon assinou o termo pela manhã.

Segundo o portal de notícias G1, o número de municípios equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população. Do total, 24 são capitais.  A adesão ao movimento pró-vacina representa 30,5% das 5.570 cidades brasileiras.

De acordo com a Frente, houve um aumento expressivo nas inscrições na reta final do cadastro. O último balanço, divulgado na tarde de quinta, contava com 1.292 cidades, sendo 20 capitais.

Cada município terá agora que  aprovar um projeto de lei nas suas respectivas Câmaras autorizam a adesão ao consórcio público.

O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas  contra a Covid-19 teve início depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a estados e municípios comprar e distribuir doses do imunizante.

A Frente Nacional de Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município brasileiro teve a chance de aderir ao consórcio, sem custo para as prefeituras.

A FNP informa que o consórcio tem interesse em todas as vacinas que não estiverem no escopo do Ministério da Saúde, mas que possuam aprovação para utilização na Anvisa ou em organismos internacionais.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina | Governo