Friburgo abre vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

Campanha começa nesta quarta. Durante o dia serão entregues senhas nas próprias unidades
sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo abre vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

Na próxima quarta-feira, 26, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade, em Nova Friburgo.

Para a campanha de imunização, são consideradas pelo Ministério da Saúde as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2, como lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensa, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, de grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

A vacina estará disponível no ginásio poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), em Conselheiro Paulino; posto Tunney Kassuga, em Olaria; ginásio poliesportivo João Antunes Nogueira (Bieca), no Cordoeira; na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Lagoinha; e na UBS/ESF de São Geraldo, das 9h às 15h. Já nas Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Riograndina, Campo do Coelho, Mury, Varginha, Centenário, Lumiar e Vargem Alta, o imunizante será ofertado das 9h às 13h. 

É obrigatória a apresentação do CPF, RG, cartão de vacinação infantil, comprovante de residência e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade. Durante o dia serão entregues senhas nas unidades, já que as doses serão distribuídas de forma proporcional e igualitária em todos os postos. Vale ressaltar que não há a necessidade de aglomeração nas filas pois, de acordo com o recebimento de doses, a Secretaria de Saúde vai oferecer a vacina a todas as crianças na faixa etária estabelecida.

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 20, a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos - exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Por meio das redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a aprovação do uso emergencial da CoronaVac para a faixa etária de 6 a 17 anos. "Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19). Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU", disse, em sua conta no Twitter.

Butantan

Por meio de nota, o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, informou que a autorização ocorreu após avaliação de pedido enviado à Anvisa no dia 15 de dezembro, embasado em estudos de segurança e resposta imunológica vindos de países como Chile, China, África do Sul, Tailândia e também do Brasil.

"A CoronaVac é cientificamente comprovada como a vacina mais segura e com menos efeitos adversos, além de ser a vacina mais utilizada em todo o mundo, com mais de 211 milhões de doses administradas no público infantil e juvenil (de 3 a 17 anos) somente na China", destacou o comunicado. "O Instituto Butantan, que há 120 anos trabalha a serviço da vida, está preparado para fazer parte de mais esta batalha para derrotar o vírus da Covid-19 no país", concluiu a nota.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina