Frango é uma boa opção para substituir o peru e economizar na ceia

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Frango é uma boa opção para substituir o peru e economizar na ceia

Natal é tradição, mas também pode ser inovação. Como os típicos produtos natalinos ficam mais caros nesta época, fazer algumas substituições na ceia garante uma boa economia no fim do ano. O peru e o chester podem ser substituídos pelo frango, bem mais barato. Uma boa receita com frango deixará sua ceia muito saborosa! Confira essas sugestões: 

 

Frango assado com laranja e alecrim

De acordo com o site Panelinha, o segredo para um frango assado bem suculento está no soro. São só 30 minutos imerso em água com sal e açúcar antes de ganhar uma camada caprichada de sabor com manteiga temperada e ir para o forno… 

 

Ingredientes para o soro

 

  • 1 frango inteiro pesando cerca de dois quilos, com pele

  • 1/2 xícara (chá) de sal

  • 2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de preparo

 

Numa tigela grande, misture o sal com o açúcar e dois litros de água. Retire o frango da geladeira e, com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Reserve os miúdos do frango na geladeira para outra receita – você pode preparar uma farofa. Transfira o frango para a tigela e, se necessário, complete com mais água – a ave deve ficar completamente imersa no soro. Tampe e deixe hidratar por 30 minutos fora da geladeira. O frango não pode estar gelado na hora de ir para o forno, caso esteja muito calor, mantenha a tigela dentro da geladeira nos primeiros 15 minutos do soro.

 

Ingredientes para assar 

 

  • 50g de manteiga em ponto pomada

  • 1 e 1/2 colher (chá) de páprica doce

  • 1 colher (chá) de gengibre em pó

  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco

  • caldo de 1 laranja-baía (cerca de 1/2 xícara)

  • 4 ramos de alecrim

  • 2 laranjas-baía

  • 2 cabeças de alho inteiras

  • azeite a gosto

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo 

 

Preaqueça o forno a 220ºC. Separe um rolo de barbante de algodão para amarrar o frango. Retire o frango do soro e lave em água corrente para tirar o excesso de sal. Transfira o frango, com a abertura para baixo, para um escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água. Enquanto isso prepare a manteiga temperada. Caso a manteiga esteja gelada, coloque numa tigela e leve para rodar por alguns segundos no micro-ondas até ficar no ponto pomada, ou seja, macia mas sem derreter. Acrescente duas colheres (chá) de sal, a páprica, o gengibre e misture para formar uma pasta.

Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora – quanto mais sequinho estiver, mais crocante fica a pele. Transfira para uma assadeira grande, com o peito para cima e, com as pontas dos dedos, solte delicadamente a pele do peito do frango – tomando cuidado para não rasgar a pele.

Espalhe bem a manteiga temperada entre o peito e a pele, sobre a pele e sob e sobre a pele e por toda a superfície do frango. Misture o caldo de laranja com o vinho e regue na assadeira – assim o frango permanece úmido ao assar e ganha mais uma camada de sabor.

Corte um pedaço de barbante e amarre as coxinhas – além de ficar mais bonito, isso faz que o frango asse por igual e mantenha a umidade interna. Corte apenas as pontas das cabeças de alho (oposta à raiz); corte uma laranja em quartos e outra em rodelas grossas. Distribua as laranjas cortadas e a cabeças de alho na assadeira, regue com azeite a gosto e tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve a assadeira ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a pele do frango começar a dourar. Abaixe a temperatura do forno para180 ºC, junte os ramos de alecrim e deixe assar por mais uma hora. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com 1/2 xícara (chá) de água para não secar. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com 1/2 xícara (chá) de água para não secar.

Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do frango comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.

Retire o frango do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de cortar – assim os sucos da carne se redistribuem e o frango fica mais suculento. Sirva a seguir.

 

LEIA MAIS

Iniciativa é do Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo

João Vieira foi ao Amapá representar o Estado do Rio com mais 2 candidatos e se torna o mais novo embaixador da categoria

Em um amplo casarão dos anos 40, restaurante oferece cardápio autoral com toque gourmet e carta de vinhos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Gastronomia | Natal