Firjan: PIB fluminense tem alta de 0,7% no primeiro trimestre

Na comparação interanual, a retração foi de 1,7%, a menos intensa do período de pandemia, em que a queda chegou a 9,9%
segunda-feira, 19 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de compras em plena pandemia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento de compras em plena pandemia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Produto Interno Bruto (PIB) fluminense registrou, no primeiro trimestre de 2021, alta de 0,7% na comparação com os três últimos meses do ano passado, apesar do agravamento da pandemia de Covid-19. Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, período pré-pandemia, houve retração de 1,7%. Essa é a queda menos intensa dos meses de crise sanitária na análise interanual. Os dados são do estudo “Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB”, divulgado pela Firjan. A estimativa feita pela federação mostra que no segundo trimestre de 2020 a queda da atividade econômica fluminense, na comparação com o mesmo período do ano anterior, chegou a 9,9%.

"Os dados do primeiro trimestre confirmam o que temos observado em nosso dia a dia, que a economia fluminense dá sinais de retomada. Acreditamos que, com a vacinação e um esforço no sentido de solucionar gargalos estruturais, o processo de recuperação seja intensificado. Na indústria de transformação, nossos estudos apontam que o crescimento pode chegar a 4,8% ou até 5% no ano", destaca o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

O gerente de Estudos Econômicos da federação, Jonathas Goulart, também ressalta que, diante dos resultados do primeiro trimestre, a expectativa é de que o PIB fluminense tenha crescimento de 3,8% em cenário base. “Temos ainda cenários alternativos, dependendo do avanço da vacina e das reformas estruturais. No cenário otimista, nosso crescimento pode ser de 5% no ano”.

No primeiro trimestre, a indústria fluminense apresentou queda de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2020 - retração menos intensa do que a registrada no trimestre anterior (-3,4%). Na indústria de transformação, o grande destaque positivo foi o segmento de metalurgia, favorecido pela retomada da atividade econômica em outros países. No entanto, mesmo com o cenário externo mais favorável, o agravamento da pandemia no Brasil e as novas paralisações da produção afetaram de forma negativa importantes segmentos da indústria fluminense, entre eles o de coque e derivados de petróleo e o automotivo, sendo que este último também sofreu com a falta de insumos.

A construção civil teve retração de 1,2% na análise interanual, mas também tem apresentado sinais de retomada. A cadeia da construção está inclusive sendo a principal responsável pelo aumento das contratações da indústria fluminense em 2021. No primeiro trimestre, o saldo de empregos na construção foi de 4.343. Já a indústria extrativa, depois de três anos sendo o principal vetor de crescimento da economia fluminense, vem demonstrando menor ritmo de produção. Nos três primeiros meses do ano o setor apresentou queda de 1,1% por conta do recuo da produção de óleo e gás. O setor de serviços teve retração de 1,6%.

Projeções para 2021 revisadas

A projeção de crescimento da atividade econômica fluminense para 2021 foi revisada de 2,9% para 3,8% em cenário base, que considera a vacinação completa da população adulta contra a Covid-19 até o fim do ano, a normalização da mobilidade no segundo semestre, a maior resiliência da indústria no processo de normalização dos estoques e o avanço das reformas estruturais, entre elas a administrativa e a tributária. O setor de serviços deve apresentar crescimento de 3,9%. Na indústria, o aumento esperado é de 3,6% e a maior alta deve vir da indústria de transformação (4,8%). Com o crescimento de 3,8% do PIB fluminense, a Firjan espera que a atividade econômica do estado se aproxime do nível de produção de 2019, ficando apenas 0,2% abaixo.

A federação também considera que a antecipação da vacina para a população adulta, o maior ritmo de recuperação de parceiros comerciais e a aprovação de reformas estruturais já no início do segundo semestre podem resultar em crescimento de 5% do PIB fluminense em 2021. Ressalta ainda que atrasos relacionados a essas questões podem levar a crescimento de apenas 2,1%.

O estudo “Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB”, com informações específicas dos setores, pode ser acessado através deste link: https://bit.ly/36XvRcS.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios