Firjan leva comitiva de empresários ao Encontro Nacional da Indústria

Em Brasília, industriais fluminenses apresentaram propostas de desenvolvimento a três pré-candidatos à presidência da República
sexta-feira, 01 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A caravana de empresários fluminenses (Foto: Paula Johas/ Firjan)
A caravana de empresários fluminenses (Foto: Paula Johas/ Firjan)

Liderados pelo presidente a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, uma caravana de empresários fluminenses participaram na última quarta-feira, 29 de junho, do Encontro Nacional da Indústria (Enai), realizado em Brasília. O evento contou ainda com a participação da presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte, Márcia Carestiato Sancho; do conselheiro emérito, Dalton Carestiato; do presidente do Sindicato das Indústrias do Vestário de Nova Friburgo (Sindvest) e vice-presidente da Firjan, Marcelo Porto; e do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Norte (Sinduscon-CN), Ediwar Ismério. 

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta edição o Enai promoveu o ‘Diálogo da Indústria com pré-candidatos à presidência da República’. Participaram do debate Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.

O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, avaliou o evento como extremamente importante. “Podemos escutar a linha de conduta dos pré-candidatos à presidência, além de apresentarmos as preocupações da indústria fluminense. O encontro também serve para estreitar o diálogo para pedirmos a efetivação de uma política industrial, tecnológica e de inovação”, disse ele, que reitera que só assim a indústria poderá avançar em direção ao futuro.

Temas propostos 

Na ocasião, cada pré-candidato que participou do encontro recebeu o documento "Propostas da Indústria para as eleições 2022" com 21 temas para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional. O documento foi elaborado com base nos fatores-chave da competitividade identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. A Firjan destaca pontos como a formulação de uma política industrial, criando estratégia unificada de desenvolvimento científico e tecnológico alinhada à política de comércio exterior. Assim como: Elaboração de políticas específicas para setores estratégicos, reforçando vantagens comparativas e criando outras; Reforma tributária ampla sobre o consumo; Ampliação e modernização da infraestrutura logística e energética; Aperfeiçoamento das regras para licenciamento ambiental; Maior foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação; Adequação do sistema educacional e de formação de mão de obra.

A presidente da Firjan Centro-Norte, vice-presidente do Conselho Firjan de Mulheres e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (SindGraf), Márcia Carestiato Sancho, reforçou a importância da participação das mulheres na construção do país. “É importante ouvir todas as propostas dos pré-candidatos que aqui estiveram, destacando a participação de uma candidatura feminina. É um reconhecimento para todas as mulheres do país”, disse.

Segundo Marcelo Porto, vice-presidente da representação regional da Firjan e presidente do Sindvest, a participação dos três pré-candidatos serviu para os empresários avaliarem a situação do país nos próximos meses, além de conhecerem as suas ideias e plataformas. “Foi importante observar o quanto de valor eles dão para a indústria. Falaram das dificuldades para a reindustrialização, mas também deixaram no radar a necessidade da reforma tributária, apontando perspectivas positivas para a indústria”, afirmou.

 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios