Fevereiro Roxo Laranja realiza duas campanhas para tratamento de doenças

Secretaria Municipal de Saúde oferece apoio através do SUS
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Fevereiro Roxo Laranja realiza duas campanhas para tratamento de doenças

Durante este mês é celebrado o "Fevereiro Roxo Laranja", com duas campanhas de conscientização sobre o tratamento de algumas doenças. O roxo fala sobre o lúpus, alzheimer e a fibromialgia, e o laranja sobre leucemia. 

O lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. O diagnóstico pode ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica isoladamente. O tratamento é individualizado para cada paciente e tem como sintomas lesões de pele, dor e inchaço nas articulações das mãos e inflamações em diversas áreas do corpo.

O alzheimer é uma forma comum da demência que na maioria das vezes acomete pessoas com idade avançada. A causa é desconhecida e não possui cura. O objetivo do tratamento é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os sintomas se resumem na falta da memória, como perguntar muitas vezes a mesma coisa ou na dificuldade em elaborar coisas simples, como a fala. 

A fibromialgia é uma síndrome de caráter crônico e etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética que afeta várias áreas do corpo. Em função da inexistência de alterações orgânicas, a presença de fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, podem influenciar seu início e manutenção.  Por ser uma síndrome, está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

Já a cor laranja alerta sobre a leucemia. Essa é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas consideradas normais. 

O tratamento varia. Para leucemias de crescimento lento o tratamento pode incluir o monitoramento, enquanto para as agressivas o tratamento inclui quimioterapia. Dentre os sintomas estão febre, calafrio, fadiga, infecções frequentes, perda de peso, hemorragia e vermelhidão na pele. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo oferece através do SUS diversos serviços que servem de apoio no tratamento a essas doenças, como fisioterapia, atendimento psicológico, consultas com especialistas no ambulatório e o Tratamento Fora Domicílio, por meio da regulação, para os pacientes que demandam essa assistência.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde