Fecomércio mostra crescimento dos negócios último trimestre

Em julho, 37% disseram que a situação melhorou ou melhorou muito, mais que os 33,9% de junho
sexta-feira, 15 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

A mais recente sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) feita entre os dias 1º e 7, com 395 empresários do setor, mostra que a confiança na situação de seus negócios em relação aos últimos três meses apresentou crescimento se comparada à pesquisa anterior. Em julho, 37% disseram que a situação melhorou ou melhorou muito, enquanto esses eram de 33,9% em junho. Os que acreditam que a situação está igual são 33,9%, contra 31,8% do mês passado. Já 29,1% acham que piorou ou piorou muito na nova sondagem. Em junho, foram 34,2%.

Em relação aos próximos três meses, 83% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito. Na pesquisa anterior, 75% tinham esta confiança. 10,4% disseram que deve permanecer igual ao que está, enquanto em junho esse número era de 17,1%. Já para 6,6% dos empresários, o esperado é que piore ou piore muito, índice um pouco abaixo do levantamento anterior que registrou 7,9%.

Para 69,1%, a demanda pelos serviços/bens de suas empresas para os próximos três meses aumentará ou aumentará muito. Em junho, 63,7% dos entrevistados acreditavam nesse aumento. O número dos que acham que a demanda se estabilizará apresentou queda: 24,1% em julho contra 26,7% em junho. Já 6,9% declararam que esperam que diminuirá ou diminuirá muito. No mês passado, 9,6% tinham essa impressão sobre a demanda pelos serviços/bens.

As restrições financeiras são o principal fator que limita os negócios, segundo 45,5% dos entrevistados, seguido de 40,6% que disseram ser a demanda insuficiente. O terceiro limitador apontado pelos empresários é a falta de espaço e/ou equipamentos, com 11,8%.

Empregos

Em relação ao quadro de funcionários, 30,4% dos empresários disseram que esperam aumentar ou aumentar muito nos próximos três meses, enquanto 60% acreditam que se estabilizará. Apenas 9,6% esperam diminuir ou diminuir muito o número de empregados em suas empresas.

Nos últimos três meses, 58,5% disseram que a situação se estabilizou, 31,7% afirmaram que diminuiu ou diminuiu muito e 9,9% declararam que houve aumento ou muito aumento no quadro de funcionários.

Preço de fornecedores e estoques

De acordo com 89,9% dos empresários, os preços dos fornecedores aumentaram ou aumentaram muito em relação ao mês anterior. Apenas 2,7% dos consultados tiveram a impressão de queda. Sobre o crescimento do estoque nos últimos três meses, 52,4% disseram que ficou igual ao planejado, enquanto 41% afirmaram que ficou abaixo. 6,6% relataram que os estoques ficaram acima do planejado nos últimos três meses.

Inadimplência

O índice de empresários adimplentes nos últimos três meses caiu em relação à pesquisa anterior. Em julho, 49% não ficaram inadimplentes, contra 51% em junho. O número de inadimplentes ou muito inadimplentes também apresentou queda de 31,5% (junho) para 29,9% (julho). 21,1% disseram ter ficado pouco inadimplentes. A inadimplência com fornecedores (35,1%) foi o principal motivo relatado pelos empresários, seguido do aluguel (31,8%) e bancos comerciais (27,7%).

Sobre a Fecomércio 

A entidade reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de incrementar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. 

A Fecomércio representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do Estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios