Falta de mediadores: uma queixa permanente dos pais de alunos

Prefeitura diz que já contratou mais de 350 profissionais de apoio
sexta-feira, 11 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Diversos pais de alunos da rede municipal de ensino de Nova Friburgo têm entrado em contato com a redação de A VOZ DA SERRA para denunciar que após quase três meses do início do ano letivo, muitos alunos que possuem necessidades especiais continuam sendo prejudicados devido a carência de mediadores nas salas de aula. Os mediadores são os profissionais de apoio que auxiliam os professores oferecendo suporte para o aprendizado de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficit de atenção, hiperatividade, entre outras necessidades especiais. Segundo os pais, nas turmas que não possuem mediadores, os alunos com essas necessidades acabam sendo dispensados mais cedo, perdendo conteúdo didático, ou até mesmo faltando às aulas. 

Diante das queixas dos pais de alunos, entramos em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo para questionar o motivo dessa carência de mediadores, que é um tema recorrente no município nos últimos anos. Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, a prefeitura informou que segue as determinações previstas pela Lei Brasileira de Inclusão e que já realizou, neste ano, pelo menos, nove chamamentos de mediadores para a Secretaria Municipal de Educação para entrega de documentos para posse, dos quais operou-se 357 contratações por concurso público.

A nota esclarece ainda que “não tem sido medidos esforços para atender a demanda de alunos com necessidades especiais e efetivou o preenchimento das 300 vagas imediatas previstas no edital do concurso 001/2023 e também iniciou a contratação das vagas do cadastro reserva, em acordo com a lei municipal complementar 162/2024, bem como também promove o chamamento e posse para os professores de atendimento educacional especializado (AEE), com a contratação das 15 vagas imediatas para o cargo e o chamamento para ocupação do cadastro de reserva”, diz a nota.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: