Eleita em 22 de novembro do ano passado - Dia da Música e de Santa Cecília, padroeira do músicos - a diretoria para o biênio 2022/2023 da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense foi empossada na noite da última segunda-feira, 7, em cerimônia restrita a diretores, músicos, professores, sócios contribuintes e representantes de algumas entidades locais, na sede da banda, no centro de Nova Friburgo. O advogado Paulo Benitez da Silva assumiu o lugar de José Nilson da Silva, na presidência do Conselho Diretor da agremiação.
Tendo completado seu 159° aniversário no último dia 26 de fevereiro - sábado de carnaval - a banda Euterpe Friburguense continua tendo como presidente do Conselho Deliberativo, o professor e ex-vereador Jorge de Carvalho, enquanto Laênio Stutz Pereira permanece presidindo o Conselho Fiscal, tendo como vice Maiby Carestiatto Frossard.
Parceria com a Casa Madre Roselli
Durante a posse, juntamente com o maestro titular Nelson José da Silva Neto, o novo presidente, Benitez, anunciou ainda que na própria segunda-feira, 7, foram iniciadas as atividades de mais uma parceria da agremiação. Desta vez com a Casa Madre Roselli, onde estão sendo ministradas aulas de iniciação musical, ministradas pela musicista Ruanna Moraes para as 50 meninas, atendidas pela instituição assistencial, às quais são oferecidas diversas atividades no contraturno escolar.
“A partir do ensino de flauta doce, por exemplo, são repassadas às crianças as noções da música em geral”, observou Nelson, lembrando que a proposta é criar um coral com as meninas para apresentações conjuntas com a banda, ou não.
"Ex-presidente destaca as dificuldades da pandemia”
Ao transmitir o cargo a Benitez, José Nilson fez um balanço de sua gestão, dizendo que “não foi fácil”, referindo-se sobretudo ao período de pandemia, que suspendeu as atividades da agremiação, inclusive suas tradicionais e as aguardadas apresentações regulares. Mas ele destacou que apesar das dificuldades, “a Euterpe faz questão de não estar devendo um centavo a ninguém”, garantiu.
O presidente empossado destacou o sentido de ‘família’ da banda, unindo tanto os atuais músicos, diretores, alunos e professores da escola de música, lembrando ainda que “essa tem sido uma característica ao longo da história da instituição”. Benitez acrescentou que será com esse espírito que dará continuidade aos projetos que vem ocorrendo, lembrando inclusive da missão de preparar a Euterpe para seu 160° aniversário, no ano que vem.
Deixe o seu comentário