Estado volta a fazer transplantes de medula óssea no Hemorio

Unidade recebeu investimento de R$ 2 milhões e tem como meta ser referência em procedimentos do tipo autólogo
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado volta a fazer transplantes de medula óssea no Hemorio

Depois de dois anos sem realizar transplantes de medula óssea, o Hemorio (Instituto de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante), unidade ligada à Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro, voltará a fazer o procedimento em outubro. A expectativa do instituto é realizar dois procedimentos por semana, o que inclui o transplante autólogo (feito com as células-tronco extraídas do próprio paciente) e o alogênico (em que as células-tronco provêm de um doador compatível).

A meta é que o Hemorio seja referência em transplantes autólogos no Estado do Rio. Para isso, a Secretaria estadual de Saúde (SES) investiu R$ 2 milhões na infraestrutura da unidade e na aquisição de equipamentos do Centro de Transplante. A unidade funcionará, com três leitos, no quarto andar do prédio, em área fechada, isolada e com purificação de ar para diminuir a propagação de micro-organismos. O anúncio da volta dos transplantes aconteceu no mês em que se celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (comemorado no último dia 19).

Hoje, o Hemorio tem 26 pacientes que necessitam de transplante. Com a volta dos procedimentos, pessoas com leucemia, anemias graves, linfomas, imunodeficiências e doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico poderão ser curadas com a retomada dos transplantes, que foram paralisados em 2018. Outra vantagem é que os pacientes não vão mais precisar buscar atendimento em São Paulo ou Minas Gerais, como acontecia anteriormente”, afirma o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.

A médica Paula Cristina Iglesias Bastos, de 30 anos, é uma das que ficará responsável pelos transplantes. Ela foi contratada por concurso público, em 2019, e possui especialização em clínica médica, hematologia e transplante de medula óssea. Paula disse que a expectativa é alta para a realização dos transplantes. “Existe muita procura para atendimento. Com a retomada dos transplantes de medula, temos a possibilidade de ampliar a oferta, além de ser uma grande oportunidade de aprendizado”, disse a médica.

Para a coleta da medula óssea para os transplantes autólogos, o paciente precisa receber medicamentos que vão estimular a produção de células-tronco que circulam no sangue. As células são colhidas por uma máquina de aférese e congeladas a menos 80 graus. Alguns dias depois, elas são descongeladas para serem transplantadas no paciente, que permanece por dez dias (em média) no hospital.

De acordo com o diretor do Hemorio, este ano, a unidade vai implementar inicialmente o transplante de medula autólogo, passando a ser referência na realização deste tipo de procedimento no estado. O segundo passo, em 2021, será a realização no Hemorio também do procedimento alogênico. Os pacientes com doenças hematológicas devem consultar seus médicos para identificar a necessidade de um transplante de medula.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde