Estado vai contratar 1.750 professores temporários

Oportunidades são para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Sandra Barros Seeduc
Foto: Sandra Barros Seeduc

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc-RJ) anunciou, nesta semana, a publicação, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, do edital para o processo seletivo para a contratação por prazo determinado de até 1.750 professores. Os selecionados deverão atuar no Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos anos letivos de 2026 e 2027.

“A missão da Seeduc é encontrar mecanismos que busquem oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar. Sou professora e sei a importância de termos esses profissionais. Isso é fundamental para toda a sociedade. E o trabalho não para por aqui — destacou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto. De acordo com o edital, a contratação será realizada através de um processo de seleção simplificada, em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, consistente na avaliação de títulos e experiência do candidato como regente de turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.   

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas, por meio do site www.abre.ai/candidatodocenteficha. Elas serão reabertas em 2027, no período de 1º de fevereiro a 30 de novembro. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o tipo de vaga, o município, a regional da Seeduc, onde mora (no caso de Friburgo, a coordenadoria Serrana 2) e a disciplina aos quais pretende concorrer.

Após finalizada a inscrição, o candidato passará a constar na lista classificatória, aguardando possível convocação, que ocorrerá na medida das necessidades identificadas. Quando convocado, o candidato deverá comparecer à Coordenadoria de Inspeção Escolar da Regional, no dia e horário indicado na convocação, portando documentação pessoal e documentos comprobatórios da formação mínima necessária para exercício nas disciplinas selecionadas, para avaliação da Coordenadoria de Inspeção Escolar. A remuneração dos professores contratados temporariamente obedecerá aos padrões do plano de carreira dos professores. Todas as informações e orientações sobre o processo seletivo simplificado estão disponíveis no site: www.seeduc.rj.gov.br.

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: