Estado teve recorde de contratações em novembro, indica Firjan

Indústria foi o setor que mais gerou vagas, segundo levantamento da entidade
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estado teve recorde de contratações em novembro, indica Firjan

O Estado do Rio de Janeiro abriu 35.654 postos de trabalho formais em novembro e alcançou a posição de segundo maior contratante do país. A constatação é de uma análise feita pela Federação das Indústrias do Estado (Fiirjan), a partir da plataforma Retratos Regionais que apontou o 10º resultado positivo consecutivo e representa a maior abertura de vagas no estado desde o início da nova série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Cidadania, desbancando o recorde anterior registrado em novembro do ano passado (+ 32.399 vagas). 

Com mais este resultado positivo, o mercado de trabalho formal fluminense agora está 39.753 postos de trabalho acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). Especificamente na indústria, os dados do Caged apontam que o Rio de Janeiro liderou as contratações no Brasil.

“Sem dúvidas, 2021 está sendo o ano da retomada do desenvolvimento e da recuperação econômica. A expectativa da Firjan é que, nas próximas divulgações dos dados de empregabilidade, os resultados continuem positivos para os grandes setores e para a maioria dos municípios fluminenses”, avaliou Rodrigo Santiago, presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan.

Somente em novembro, o setor industrial abriu 3.910 postos de trabalho. A Construção Civil (+ 1.962 vagas) seguiu se destacando, seguida por Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+ 952) e Fabricação de Produtos Alimentícios (+ 509).

No comércio, o saldo do ano foi de 16.511 contratações. Os maiores volumes de contratações ocorreram nos segmentos de vestuário e acessórios (+ 3.992), hipermercados e supermercados (+ 2.745) e calçados e artigos de viagem (+ 1.969), movimento alinhado com o período de vendas de fim de ano. Já o setor de serviços abriu 15.383 vagas no mês com destaque para restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+ 3.085) e transporte rodoviário de carga (+1.698).

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o Estado do Rio já abriu 180 mil novas vagas de emprego com carteira assinada, distribuídas entre os setores de serviços (+ 99,3 mil), comércio (+ 40,9 mil), indústria e construção (+ 38,1 mil), e agropecuária (+1,9 mil). As contratações estão disseminadas por todo estado, com 87 dos 92 municípios fluminenses com saldo positivo no acumulado de janeiro a novembro, com destaque para a capital (+ 83,3 mil vagas), Macaé (+ 11,2 mil), Niterói (+ 8,7 mil), São Gonçalo (+ 5,1 mil), Duque de Caxias (4,9 mil) e Campos dos Goytacazes (4,6 mil).

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais, da Firjan, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. No painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste do site www.firjan.gov.br/retratosregionais

 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios