Estado propõe criação de comitê para debater a economia fluminense

Dados científicos seriam usados para basear decisões e políticas públicas
sexta-feira, 05 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
 O secretário estadual de Fazenda, Guilherme Mercês: “Plano para sair da crise”
O secretário estadual de Fazenda, Guilherme Mercês: “Plano para sair da crise”

O secretário estadual de Fazenda do Rio de Janeiro, Guilherme Mercês, propôs na última semana a criação de um comitê técnico permanente para debater questões econômicas do Estado com base em dados científicos gerados por matrizes econômicas. A sugestão foi feita durante uma reunião virtual da qual também participaram o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e o professor da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ) Joílson Cabral.

O deputado Luiz Paulo disse que vai levar a sugestão da criação do comitê ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e que o grupo pode ajudar na construção de um plano estratégico de saída da crise. “É hora de darmos esse salto de qualidade, sair do empirismo e ter coisas mais científicas”, avaliou Luiz Paulo.

De acordo com a proposta de Mercês, universidades e entidades de pesquisa também participariam do comitê. “Com isso, damos uma sinalização para a sociedade que existe um grupo técnico pensando no Estado do Rio de Janeiro, com ferramentas para tomar as decisões e avaliar políticas públicas”, relatou.

As matrizes são modelos que reproduzem as relações da cadeia econômica e simulam o impacto de mudanças tributárias, por exemplo. Esses modelos são conhecidos como CGE, sigla em inglês para Modelo de Equilíbrio Geral Computável. “Sempre sonhei em construir as matrizes insumo-produto do Rio. São as ferramentas que temos para fazer esse tipo de estudo. Outros modelos não conseguem trabalhar com um mundo que muda tanto quanto o de hoje. Esse é um dos grandes trabalhos que o Rio pode ter. Será fundamental construir uma ferramenta como essa”, concluiu Guilherme Mercês.

O secretário deu um exemplo bem-sucedido do uso das matrizes. O governo da Califórnia criou uma lei segundo a qual qualquer alteração legislativa na área tributária com impacto superior a US$ 50 milhões tem que passar por um modelo de equilíbrio desenvolvido por uma universidade local. Essa análise dá subsídios para a tomada de decisão.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra