Estado diz que Samu em Friburgo depende apenas da prefeitura

Serviço de resgate com ambulâncias até hoje não foi implementado, embora possua base operacional no Raul Sertã
quinta-feira, 08 de outubro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A base operacional do Samu na Rua General Osório (Fotos: Henrique Pinheiro)
A base operacional do Samu na Rua General Osório (Fotos: Henrique Pinheiro)

As comissões de Saúde e Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vão estudar a possibilidade de apresentar um projeto de decreto legislativo para suspender o processo seletivo de contratação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pela Fundação estadual de Saúde. Esse foi o principal apontamento da reunião que discutiu possíveis irregularidades no processo seletivo em questão na semana passada. “A situação desses trabalhadores e trabalhadoras é dramática. Precisamos garantir os pagamentos aos quais eles têm direito e também ver a forma legal de contratação deles”, afirmou a presidente da Comissão de Trabalho, deputada Mônica Francisco (PSol).

Apesar das contratações contemplarem inicialmente a operação do Samu no município do Rio de Janeiro, há a expectativa de que o serviço possa funcionar também em Nova Friburgo, onde há, inclusive, uma base operacional do Samu, no Hospital Municipal Raul Sertã. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES), é de responsabilidade de cada município viabilizar o funcionamento do Samu que promove resgates de pacientes em domicílios ou vias públicas oferecendo os primeiros socorros e a remoção para o atendimento de urgência em hospitais, se necessário. 

Em Nova Friburgo, apesar do Samu já ter uma estrutura física e uma ambulância disponível para os atendimentos, o serviço não funciona. Há, inclusive, uma placa indicativa do Samu na Rua General Osório, em frente ao Raul Sertã, mas pacientes que solicitam resgates pela central 192 nunca conseguem.  

 A VOZ DA SERRA enviou um questionamento para a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Secom, sobre as possibilidades da utilização do serviço do Samu no município. Nos questionamentos, foi perguntado por que o Samu ainda não foi implementado no município, se há um projeto para que o serviço funcione e, caso a resposta seja “sim”, o que falta para começar, mas até o fechamento desta edição o município não respondeu as perguntas.

Funcionários sem salários desde junho

Os profissionais que atuam no Samu no Rio de Janeiro são contratados pela empresa OZZ Saúde, e estão sem receber salários e verbas indenizatórias desde junho. No fim de setembro, o contrato entre a Secretaria estadual de Saúde e a empresa foi encerrado e a Fundação de Saúde passou a gerir o serviço socorrista. “O ex-secretário de Saúde Alex Bousquet nos garantiu que levaria dois anos para fazer a transição do Samu para a Fundação, e que seríamos aproveitados. E de repente, quando os casos de Covid começam a ser reduzidos no estado, os funcionários foram descartados”, lamentou a enfermeira Úrsula Brandão.

Os representantes dos técnicos do Samu criticaram o processo seletivo feito pela Fundação de Saúde para contratação dos trabalhadores. “Tem algo errado nesse processo. Nós temos experiência exigida, cursos de especialização e experiência profissional anterior. E mesmo com tudo isso não tivemos pontuação nem para passar para a fase de entrega de documentos comprobatórios. O processo seletivo foi feito só para os técnicos de enfermagem e enfermeiros. Todos os outros profissionais não tiveram nem essa oportunidade”, ressaltou a representante dos técnicos do Samu, Alessandra Bravim.

A diretora executiva da Fundação de Saúde, Odete Gialdi, esclareceu que a instituição optou por um processo seletivo, por tempo determinado, para profissionais especializados em urgência e emergência, porque não haveria tempo hábil para o treinamento desses trabalhadores. “Nós optamos por fazer processo seletivo para as funções que já são inerentes à fundação, como por exemplo, farmacêuticos, que já tínhamos um cadastro de reserva aberto; técnicos de enfermagem e enfermeiros. Em relação aos demais trabalhadores, como condutor de ambulância, foi preciso criar as funções dentro da fundação, pois elas não existiam. Então fizemos a opção de contratar esses profissionais através de uma empresa terceirizada”, ressaltou.

Gialdi esclareceu ainda que o edital do processo seletivo era claro quanto às regras de pontuação. “Nós não poderíamos fazer esse processo seletivo limitando a participação aos ex-funcionários dessa empresa que prestava serviço ao estado. Tivemos mais de dez mil inscritos e só tínhamos 470 vagas, que foram preenchidas de acordo com as exigências do edital e comprovação por parte dos candidatos”, explicou.

A deputada estadual Mônica Francisco afirmou que vai tentar se reunir com o governador em exercício, Cláudio Castro, para tentar encontrar uma solução para o pagamento dos trabalhadores. Outra iniciativa das comissões de Saúde e Trabalho será reunir a bancada federal para propor mudanças na legislação sobre políticas especializadas do segmento, o que poderá ampliar o atendimento do Samu no interior do estado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo