Estação Livre tem dia de homenagens e atrações para as mulheres

Atividades do Projeto Vozes Femininas estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da prefeitura no Facebook
terça-feira, 08 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Mulheres visitam o projeto na Estação Livre (Fotos: Henrique Pinheiro)
Mulheres visitam o projeto na Estação Livre (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo promove nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, uma série de atividades alusivas à data com o projeto Vozes Femininas que acontecerá das 9h às 17h na Estação Livre, a antiga rodoviária urbana, na Praça Getúlio Vargas. A iniciativa tem a finalidade de enaltecer o talento das artistas de Nova Friburgo, promovendo personalidades femininas com atuação na cidade e também trazer inspiração e motivação para novas gerações de mulheres. O evento é aberto ao público e inclui atividades com diversas representações artísticas como artes plásticas, dança, música, artesanato, e uma homenagem para mulheres.

As ações foram planejadas com o intuito contribuir para a autoestima, empoderamento e liderança feminina. Na abertura, será oferecido um café da manhã. Ao longo do dia, também estão previstas as prestações de serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e glicose, massagem relaxante, corte de cabelo e escova e design de sobrancelhas, numa parceria com o Senac e Sindicato do Comércio do município. A professora de Educação Física e fisioterapeuta, Alê Cury, vai apresentar no evento os benefícios de um aplicativo gratuito para celulares, o Pró Saúde Ativa, com foco na acessibilidade das atividades físicas e promoção de cuidados em saúde pública. Já a consultora do Sebrae-RJ, Janimary Pecci, conduzirá uma roda de conversa interativa com o tema “Acredite em você e abra as oportunidades”.

O projeto Vozes Femininas terá ainda muita cultura, com exposições das artistas plásticas: Carla Moss, Thais Morete, Elis Pinto, Nivea Semprini, Martina Carvalho, Nicole Lumiere e Chris Salomão, além de uma mostra de artesanato da Casa do Artesão, exposição das floristas do Amparo e Projeto Mulher Rural, apresentação de dança da escola Studio 3, com uma coreografia especial para a data. As apresentações musicais serão com a DJ Bruna Petribú e a banda As Fulanas. Para as crianças haverá um espaço kids e oficina de desenho e artesanato com os professores da Oficina Escola de Artes. Serão distribuídas 300 rosas durante o evento.

Representando todas as mulheres, figuras com papel importante na cultura e na comunidade friburguense, serão homenageadas destacando suas trajetórias de inspiração. As agraciadas são: Janaína Botelho, Jane Ayrão, Paula Tavares, Fernanda Schuenck, Fatima Zarife, Tatila Krau, Iane Rocha, Maria Amélia Curvello, Márcia Lobosco, Daniela Santi e Elizabeth Maldonado. O projeto Vozes Femininas terá atividades transmitidas ao vivo pelo canal da Prefeitura de Nova Friburgo no Facebook. 

Programação

9h - Abertura e café da manhã

 

Saúde 

9h às 12h - Estética: massagem relaxante

9h às 14h - Enfermagem: aferição de pressão e glicose

Apresentação do aplicativo Pró Saúde Ativa, com Alê Cury

 

Estética 

13h às 17h -  corte de cabelo, escova e design de sobrancelha

 

Artes 

9h às 17h - Exposições de Martina Carvalho, Nívea Semprini, Nicole Lumiere, Elis Pinto, Chris Salomão, Thais Morete e Carla Moss. 

• Mostra de artesanato da Casa do Artesão

• Exposição Floristas de Amparo (Projeto Mulher Rural)

 

Atrações 

14h às 16h - DJ Bruna Petribú

16h - Roda de conversa interativa Sebrae com Janimary Pecci: Acredite em você e abra as oportunidades

16h30 -  Coreografia do Studio 3 Escola de Dança: Homenagem a todas as mulheres

17h - Cerimônia de homenagens a mulheres friburguenses 

17h15 às 18h - Show da banda As Fulanas

 

Espaço Arp promove atividades pelo Dia da Mulher

Nesta terça-feira, 8, o Espaço Arp, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 80, Centro, vai promover uma tarde especial dedicada às mulheres friburguenses. O evento “8M: ressignificando o Dia da Mulher” acontecerá das 14h às 18h, em frente à Rua das Rendas, o principal acesso de pedestres ao empreendimento multiuso.

O objetivo é aproximar e divulgar os grupos da cidade que se empenham diariamente para garantir os direitos das mulheres e sua qualidade de vida, seja oferecendo suporte jurídico, emocional e mental.

Vão fazer parte da ação os movimentos Tecle Mulher e o Império das Negas. A universidade Estácio de Sá marcará presença com os cursos de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem. Para completar esse time dos cuidados físicos e mental, a equipe do Muito + vai oferecer massagens. Ambos vão atender por ordem de chegada.

Pobreza menstrual

De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de quatro milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte das mulheres que menstruam para cuidados envolvendo a própria menstruação.

O cenário não é diferente em Nova Friburgo. Por isso, haverá um ponto de arrecadação de absorventes durante a ação. As doações serão entregues às meninas e mulheres de baixa renda da cidade, em pontos traçados pela Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo, parceira do Espaço Arp para essa entrega.

No lugar de flores…

Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano no Brasil.

Em relação aos índices de feminicídio, Nova Friburgo está acima da média estadual e nacional. De acordo com o estudo do Tecle Mulher, o município teve 1,05 feminicídios em relação a 100 mil habitantes, enquanto o Estado do Rio teve 0,43 e o Brasil 0,64. Isso sem mencionar as dificuldades de obter renda, acesso ao trabalho e as duplas jornadas vividas pela maioria das mulheres.

O Espaço Arp disponibilizará um mural para toda mulher, que quiser, expressar sua opinião e deixar uma mensagem para este dia tão importante. A artista plástica Thais Morete auxiliará na atividade. Toda a programação é gratuita e aberta à população.

Studio MPRfitness

O Studio MPRfitness que funciona no Espaço Arp, bloco 12, sala 125, e oferece treinamento funcional personalizado específico para mulheres, com acompanhamento integral com profissional qualificado durante todo o treinamento, aderiu às homenagens pelo dia delas. O estúdio é especialista em emagrecimento feminino em Nova Friburgo.

As primeiras dez mulheres a se matricularem hoje, 8 no estúdio, que é ainda especialista em emagrecimento feminino, levando um exemplar desta edição de A VOZ DA SERRA não pagarão avaliação inicial e nem matrícula. As interessadas podem agendar uma aula experimental gratuita pelo número (22) 9 8834-5719.  

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Confira as nossas dicas e divirta-se mantendo os cuidados sanitários recomendados

Confira as nossas dicas e divirta-se mantendo os cuidados sanitários recomendados

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra