A antepenúltima semana de 2020 começa com um eclipse solar, visível em parte do Brasil nesta segunda-feira, 14. O sol ficará parcialmente “cortado”, com uma fatia 31% eclipsada, no caso do Rio de Janeiro.
A visualização do fenômeno, no entanto, dependerá das condições meteorológicas. Em Nova Friburgo, apesar do sol que deu o ar da graça nesta segunda, a previsão é de tempo ainda instável, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia, todos os dias, até as vésperas do Natal.
O eclipse solar vai durar das 12h40 às 15h. Uma Super Live Especial vai transmitir ao vivo o fenômeno. O eclipse será total apenas para as pessoas localizadas em uma estreita faixa no sul do Chile e da Argentina.
Mais chuva a médio prazo
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provocou dias seguidos de chuva nas últimas semanas já perdeu força. Mas, segundo o Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Atlântico, que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste, vai manter as nuvens carregadas no Rio.
Nesta segunda, 14 de dezembro, o sol aparece intercalando com períodos mais nublados e o ar fica bastante abafado na Região Sudeste.
Desde o fim de semana, o sistema de Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (Asas) ganha força sobre o Brasil, mudando a circulação de ventos. A ZCAS vai se desorganizar de vez no fim de semana e grande parte das áreas de instabilidade se dissipa.
Mas as projeções dos modelos de previsão de precipitação a médio prazo indicam a possibilidade de uma outra forte convergência de umidade na época do Natal. Ainda não se pode afirmar com precisão, mas talvez um novo evento de ZCAS se forme na última semana de 2020.
Deixe o seu comentário