Esta segunda tem eclipse do sol, mas nebulosidade pode atrapalhar

Em Friburgo, apesar do sol que deu o ar da graça, a previsão é de tempo ainda instável, com possibilidade de chuva a qualquer hora
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O infográfico do Climatempo
O infográfico do Climatempo

A antepenúltima semana de 2020 começa com um eclipse solar,  visível em parte do Brasil nesta segunda-feira, 14. O sol ficará parcialmente “cortado”, com uma fatia 31% eclipsada, no caso do Rio de Janeiro.

A visualização do fenômeno, no entanto, dependerá das condições meteorológicas. Em Nova Friburgo, apesar do sol que deu o ar da graça nesta segunda, a previsão é de tempo ainda instável, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia, todos os dias, até as vésperas do Natal.

O eclipse solar vai durar das 12h40 às 15h. Uma Super Live Especial vai transmitir ao vivo o fenômeno. O eclipse será total apenas para as pessoas localizadas em uma estreita faixa no sul do Chile e da Argentina.

Mais chuva a médio prazo

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provocou dias seguidos de chuva nas últimas semanas já perdeu força. Mas, segundo o Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Atlântico, que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste, vai manter as nuvens carregadas no Rio.

Nesta segunda, 14 de dezembro, o sol aparece intercalando com períodos mais nublados e o ar fica bastante abafado na Região Sudeste.

Desde o fim de semana, o sistema de Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul (Asas) ganha força sobre o Brasil, mudando a circulação de ventos. A ZCAS vai se desorganizar de vez no fim de semana e grande parte das áreas de instabilidade se dissipa.

Mas as projeções dos modelos de previsão de precipitação a médio prazo indicam a possibilidade de uma outra forte convergência de umidade na época do Natal. Ainda não se pode afirmar com precisão, mas talvez um novo evento de ZCAS se forme na última semana de 2020.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima