Enem 2020: adiado prazo para envio da foto de inscrição após problemas no site

Adiamento, de acordo com o Inep, ocorreu "em função do volume de acessos ao sistema em um único dia"
sábado, 03 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Enem 2020: adiado prazo para envio da foto de inscrição após problemas no site

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou que adiou para a próxima quinta, 8, às 23h59, o prazo final para incluir ou alterar a foto de inscrição. Os candidatos ao Enem relataram nas redes sociais instabilidade na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/).

O adiamento, de acordo com o Inep, ocorreu "em função do volume de acessos ao sistema em um único dia", mas não foi detalhado o problema técnico. O cadastramento da foto é obrigatório a todos os participantes e se encerraria às 23h59 da última quinta-feira, 1°.

Instruções para a imagem

  • Mostrar o rosto inteiro do participante;

  • ser atual;

  • estar nítida (com boa iluminação e foco);

  • ser individual (só o candidato inscrito deve aparecer);

  • colorida (não serão aceitas fotos em preto e branco);

  • ter fundo branco;

  • estar nos formatos JPEG ou PNG;

  • ter tamanho máximo de 2 MB.

O Inep afirma que imagens com óculos escuros, chapéu, boné, viseira, gorro e qualquer objeto similar não serão aceitas. Arquivos no formato PDF também serão descartados. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) afirmam que não realizam a validação da foto, ou seja, o estudante é responsável pela imagem enviada, que será anulada se não cumprir os requisitos.

Enem 2020

As provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro para 5,8 milhões de inscritos. Segundo o Inep, 5,7 milhões de farão a prova impressa e 96 mil, a prova digital. É a primeira edição do Enem que oferece as duas modalidades de provas. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar o Enem totalmente digital até 2026. Marcado para novembro, o Enem 2020 foi adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia. Confira o cronograma: 

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)

  • Resultados: a partir de 29 de março

Os candidatos deverão usar máscaras obrigatoriamente durante a realização do exame, uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

LEIA MAIS

As provas escritas serão realizadas em 17 e 24 de janeiro e as digitais em 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Versão digital foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro; exame impresso mantém datas de aplicação no dias 1º e 8 de novembro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Enem 2020