Encontro discute estratégias para fiscalizar motos barulhentas

Convênio entre a prefeitura e a PM ampliará atuação contra esse tipo de poluição sonora
quinta-feira, 30 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Encontro discute estratégias para fiscalizar motos barulhentas

Na última segunda-feira, 27, uma reunião no quartel do 11ºBPM com a participação da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e o movimento  Observatório Social de Nova Friburgo discutiu a necessidade de se intensificar a fiscalização às motos barulhentas no município, ainda mais devido às queixas recorrentes da população que reclama do aumento da poluição sonora, ainda mais com a maior procura por serviços de entregas a domicílio (delivery) alavancados com a pandemia do coronavírus e o consequente aumento da circulação de motocicletas nas ruas. Participaram do encontro, o comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Alex Soliva; o titular da Smomu, Marques Henriques e os membros do Observatório Social, Ivan Prado, presidente e Frederico Corrêa e Ana Alves, diretores. 

Na oportunidade os representantes do Observatório observaram que as motos barulhentas infringem a legislação vigente que disciplina o nível legal de ruídos. “Uma  forma de se medir o índice de qualidade de vida das cidades é o nível de silêncio dessas cidades. Nova Friburgo sempre foi uma cidade silenciosa e prazerosa de se viver, até  surgirem essas motos infernais”, disseram. O encontro resultou na proposta de um convênio entre a prefeitura e a PM, ampliando a atuação da corporação para coibir a poluição sonora causada pelas motocicletas que circulam com o escapamento aberto causando forte barulho. A prefeitura, no entanto, não detalhou como será essa atuação.

A necessidade de combate ao barulho excessivo das motos, principalmente à noite, não é novidade em Nova Friburgo. No mês passado, a Associação Comercial Industrial e Agrícola do município (Acianf) protocolou na prefeitura um ofício solicitando à Smomu a adoção de medidas que proíbam a circulação de motocicletas adulteradas. 

Também em junho, o Ministério Público do Estado do Rio instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a possível falta de fiscalização de poluição sonora provocada por motos com escapamento aberto em Niterói. A situação observada lá não é diferente da vivenciada em Nova Friburgo. Por vezes a prefeitura aperta o cerco na fiscalização, mas tão logo afrouxa, as irregularidades voltam a aparecer com frequência.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra