Quem prestou atenção à "live" (transmissão ao vivo em redes sociais) do prefeito Renato Bravo na noite de segunda-feira, 15, percebeu várias informações relevantes, muitas delas voltadas ao enfrentamento do coronavírus. Bravo também respondeu a questionamentos da população. A VOZ DA SERRA compilou as principais informações e detalha cada item.
Flexibilização
Um morador considerou ser a possibilidade de flexibilização uma “ladainha” e o prefeito respondeu que o tema tem sido tratado “com os pés no chão”. Disse que já elaborou o cronograma da reabertura dos setores da economia e lamentou a ação na Justiça que o impediu de colocar o projeto em prática.
A juíza Fernanda Telles, da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, concedeu liminar no último dia 1º suspendendo imediatamente os efeitos do decreto que iniciaria a flexibilização com parte da indústria. Na decisão, a juíza determinou que a prefeitura fiscalizasse as medidas de isolamento até que a taxa de ocupação de leitos de UTI disponibilizados exclusivamente na rede públicapara a Covid-19 atingisse nível inferior a 70%.
Ocupação de leitos
Segundo o prefeito, até a noite da última segunda-feira, 15, nas enfermarias do Hospital Raul Sertã e unidades particulares, a taxa de ocupação dos leitos girava em torno de 38%. Já nos leitos de UTI, a taxa de ocupação era de 82%, o número é um apanhado geral de todos os hospitais do município.
Fiscalização em São Pedro da Serra e Lumiar
Questionado sobre o turismo, uma moradora desabafou sobre estar confinada, com prejuízos financeiros, e distritos como Lumiar estarem lotados de turistas no último feriadão. “Nossa Força Tarefa foi até São Pedro da Serra e Lumiar para levantar as denúncias. Não foram encontradas irregularidades. Determinei ao secretário de Turismo, Ricardo Reis, para fazer um levantamento de todos os espaços turísticos e iniciar uma retomada”, respondeu Renato Bravo.
No entanto a própria prefeitura divulgou semana passada que a Força Tarefa encontrou irregularidades em São Pedro, onde forma feitas interdições e identificou aglomeração de pessoas em Lumiar, prontamente desfeita, a partir da abordagem educativa.
Aquisição de testes
Segundo o prefeito, o município já iniciou o processo para a aquisição de 300 novos testes de PCR (que colhe amostras da boca e do nariz) que serão utilizados para acelerar o acompanhamento de pacientes internados no CTI do Raul Sertã”. O município não esclareceu sobre quando devem chegar esses testes.
Medicamentos
O prefeito também foi questionado sobre a falta de distribuição de kits de hidroxicloroquina e informou que ainda há dúvidas sobre a eficácia do medicamento, mas que o município disponibiliza essa alternativa no combate ao coronavírus somente com respaldo médico e concordância da família.
Cestas básicas e volta às aulas
Bravo informou que a partir desta quarta-feira, 17, haverá distribuição no distrito de Conselheiro Paulino e que o cronograma já está disponível para a consulta da população.
Quanto a volta às aulas na rede municipal, o prefeito informou que embora já estejam sendo estudadas alternativas com a Secretaria de Educação, uma decisão definitiva sobre o futuro do setor, depende do Governo Federal. “O secretário Marcelo Verly já está com um grupo de trabalho que vai providenciar uma série de medidas para executar. Estamos aguardando a posição do Ministério da Educação porque ele é quem determina a política desse setor”, informou.
Máscaras
A Prefeitura já realizou a entrega de mais de 45 mil máscaras para a população, somente na Estação Livre. Na segunda-feira, 15, no bairro Jardinlândia, foram mais de três mil máscaras distribuídas. Dia 16, foi a vez da Ponte da Saudade e neste dia 17, o Cordoeira; neste dia 18, a distribuição será no Parque das Flores e na sexta-feira, 19, na Granja Spinelli, além de terem sido feitas entregas para as associações de moradores.
Estação Livre
O prefeito também anunciou a conclusão das obras da Estação Livre e disse que o local seria entregue a população ainda nesta terça-feira, 16. Segundo Bravo, os tapumes serão retirados e a população voltará a utilizar o lado sul para embarque e desembarque nos ônibus. As plataformas do lado norte funcionam normalmente desde a reabertura no início de fevereiro. Ontem, a prefeitura informou em nota que estão sendo realizados os últimos reparos na Estação Livre e que a previsão é que a obra seja entregue até a próxima sexta-feira, 19.
Deixe o seu comentário