Neste domingo, 1º, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso. Apesar dos dados sobre idade da população apurados pelo Censo 2022 ainda não terem sido divulgados, é notório o envelhecimento da população no Brasil. O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), aponta que pessoas com 60 anos ou mais representavam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, eram 31,23 milhões de pessoas.
Em nove anos, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%. Em 2012, quando teve início a série histórica da Pnad Contínua, moravam no país 22,34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando na época 11,3% de toda a população residente.
Até 2025, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos.
De acordo com especialistas, o expressivo crescimento da população idosa no território brasileiro durante as últimas décadas deve-se ao acesso às informações, descobertas de novos tratamentos e medicamentos, às melhorias do setor da saúde, diminuição da mortalidade e queda da natalidade.
Centro de Convivência da Pessoa Idosa
É sabido que a pessoa idosa enfrenta vários desafios. Seja na saúde, quando vão aparecendo doenças e a perda de mobilidade, conforme o corpo vai envelhecendo, nos hábitos diários, já que depois da aposentadoria, é preciso encontrar novas formas de ficar ativo. Nesta fase da vida é comum tambem surgir a solidão, que vem com a saída dos filhos de casa, a perda de amigos e em muitos casos, a viuvez.
Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferece aos idosos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), no do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que funciona no clube Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), onde são oferecidas as atividades de ginástica, dança, dança cigana, capoeira, desenho e grafite, artesanato, teclado e tricô e crochê, além de bailes e bingos em datas comemorativas.
São cerca de 600 idosos atendidos no local, onde além das atividades, que preenchem as horas vagas dos dias e proporcionam aprendizados, também promovem novas amizades, o encontro de pessoas com quem conversar, se divertir e até contar nas horas de dificuldade.
Além de atividades de lazer e convivência, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, eles também contam com serviços de massoterapia; roda de conversa com psicólogo (com encaminhamento para terapia); nutricionista (trabalho voluntário); imunização/vacinação (parceria com a Secretaria de Saúde, de acordo com o calendário); frequentes palestras voltadas às comorbidades comuns à faixa etária (diabetes e hipertensão entre outras) e /ou temas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida; parceria com o trabalho de campo da Universidade Federal Fluminense - UFF (oficinas semanais com testes cognitivos, motores, equilíbrio e fala com os alunos do curso de Fonoaudiologia), com exames de audiometria, encaminhamentos para consultas com otorrinolaringologistas e aparelho auditivo.
Academias da Terceira Idade
Para manter um estilo de vida saudável, fortalecer os músculos e não travar, os exercícios físicos são fundamentais na terceira idade. Em Nova Friburgo, funcionam hoje pelo menos 17 academias ao ar livre, no modelo Academia da Terceira Idade (ATI). De acordo com a prefeitura, em breve, o município vai instalar 19 novos equipamentos multiestação, expandindo o atendimento à população.
Segundo ainda a prefeitura, a maioria dos usuários ainda são os idosos, pois o modelo atual de academia é feito pensando quase que exclusivamente neles. A intenção do município, com a aquisição dos novos equipamentos, é aumentar a segurança dos idosos e abrir a possibilidade de ampliar a gama de exercícios feita pelo público mais jovem.
Para que as atividades sejam desenvolvidas com segurança e corretamente, dois profissionais de Educação Física dão suporte nas academias da Terceira Idade. Esse suporte foi oferecido a partir de uma avaliação feita pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer quanto a constância do uso dos equipamentos. Nesse sentido, a orientação acontece de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h, na academia em frente à Igreja Luterana, no Paissandu; às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30, na academia de Duas Pedras (antiga curva do ferro-velho); e nestes mesmos dias, das 10h às 11h, na academia da Via Expressa, em frente a Afape.
Centros de acolhimento das pessoas idosas
Hoje, Nova Friburgo conta com dois centros de acolhimento das pessoas idosas, o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo. O Laje é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que abriga cerca de 80 idosos, todos carentes, necessitados de cuidados especiais. Por ser uma entidade filantrópica, a necessidade de ajuda é contínua. Os custos com luz, gás, gasolina e alimentos perecíveis (proteína animal), remédios e manutenção/ampliação predial são altos, bem maiores do que a expectativa de receita mensal da Instituição. Graças a iniciativas repletas de carinho e amor é que o Laje tem conseguido manter os cuidados essenciais aos seus idosos.
Casa dos Pobres São Vicente de Paulo
A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo completou 90 anos, em maio. Essa obra, iniciada em 1933, conta até hoje com o olhar e serviço das irmãs de caridade, empenhadas em sua missão. Graças à ajuda da comunidade, já acolheu mais de oito mil pessoas, atualmente está chegando a 200 acolhidos. São servidas diariamente mais de mil refeições e lavados mais de 1000 kg de roupa.
Homenagem aos Idosos
Nesta segunda-feira, 2, às 9h, acontecerá, na Câmara Municipal de Nova Friburgo uma sessão solene, em homenagem ao Dia do Idoso. De acordo com o vereador, Professor André, presidente da Comissão do Idoso da Casa Legislativa e propositor da sessão solene, haverá apresentações dos idosos que fazem atividades no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e entregas de moções.
Serão 13 moções: 11 para idosos que frequentam o Centro de Convivência e duas para instituições que prestam serviços voluntários ao Centro de Convivência. Também serão tratados temas, como Direito do idoso e cuidado do idoso para ter qualidade de vida.
Deixe o seu comentário