Uma boa oportunidade para retomar os estudos: esta sexta-feira, 25, é o último dia para fazer a pré-matrícula no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada a quem não pôde concluir o ensino fundamental ou médio na idade regular. A iniciativa busca garantir o direito à educação, com mais de 45 mil vagas disponíveis em escolas estaduais, inclusive de Nova Friburgo.
As pré-matrículas devem ser feitas exclusivamente de forma online pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.com.br), ou presencialmente nas escolas estaduais, especialmente para quem não possui acesso à internet. O EJA é dividido em duas modalidades: Ensino Fundamental, para pessoas com 15 anos ou mais e Ensino Médio, para quem tem 18 anos ou mais.
O modelo oferece flexibilidade de horários e conteúdos adaptados, facilitando o acesso à educação para trabalhadores, mães e outros adultos que enfrentam rotinas desafiadoras. As aulas são presenciais e ocorrem, majoritariamente, no turno da noite.
Como funciona a pré-matrícula
Após realizar o cadastro, o candidato receberá uma convocação por e-mail informando a escola em que foi alocado. Para garantir a vaga, é necessário comparecer à escola dentro de dois dias úteis após o recebimento da convocação, levando os documentos exigidos. Quem se inscrever até esta sexta-feira, 25, deve confirmar a matrícula até o próximo dia 29.
Documentos necessários
No ato da matrícula, os seguintes documentos originais devem ser apresentados:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Histórico escolar ou declaração de escolaridade;
- Documento do responsável legal (no caso de menores);
- Termo de responsabilidade, se faltar alguma documentação.
Vagas em escolas estaduais da região
Na Região Serrana, diversas escolas tem oferta de vagas para turmas do EJA. Em Nova Friburgo, por exemplo, estão incluídos os colégios estaduais Canadá, Feliciano Costa, João Bazet e Tuffy El Jaick. Já em Teresópolis, as oportunidades estão nos colégios estaduais Edmundo Bittencourt e Euclydes da Cunha.
Um novo começo
A iniciativa representa mais do que uma vaga na escola: é a chance de recomeçar, buscar novas oportunidades profissionais e realizar sonhos adiados. Para muitos, o EJA é o primeiro passo rumo ao ensino técnico, superior ou a uma qualificação profissional. Mais informações sobre o programa no portal Matrícula Fácil.
Deixe o seu comentário