Durante pandemia, professora dá aulas gratuitas para alunos da rede pública

Há dez anos o projeto Aluno Nota 10 faz a diferença no bairro Rui Sanglard. Para mantê-lo, é preciso doações de material escolar
segunda-feira, 22 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Os alunos do projeto
Os alunos do projeto

Há dez anos a professora Carla Almeida tem mudado a realidade de várias crianças e adolescentes do bairro Rui Sanglard. Através do projeto Aluno Nota 10, Carla ensina o conteúdo escolar de diversas disciplinas gratuitamente para cerca de 70 estudantes. Mesmo com a pandemia do coronavírus e as aulas suspensas, a professora não deixou de dar orientações a seus alunos. Tomando todos os cuidados para garantir o distanciamento social e não facilitar o contágio entre ela e os estudante, Carla ampliou a sua rede de ensino, que hoje atende, também, outros 25 alunos que não fazem parte do Aluno Nota 10.

O projeto existe há dez anos e a professora auxilia os alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e, às vezes, também Geografia e História para alunos que estão cursando desde a alfabetização ao 9º ano do ensino fundamental. “Era uma carência muito grande que esses alunos e muitas dessas crianças não conseguiam atingir seus objetivos na escola. Os pais me procuravam para dar aulas de reforço e o projeto cresceu”, lembrou.

Aulas em um espaço da própria casa 

 A adesão ao projeto Aluno Nota 10 foi tão grande que Carla precisou alugar um espaço da Prefeitura de Nova Friburgo no bairro para realizar os atendimentos aos estudantes, mas por conta da tragédia ddas chuvas de 2011 teve que interromper as aulas e desocupar o imóvel.

“Meu marido, então, adaptou uma salinha dentro de casa para dar aulas. Com a ajuda de amigos foi possível fazer essa adaptação. Cada um doou alguma coisa e o espaço foi sendo adequado. Teve gente que doou porta, piso, instalação de luz, cadeiras, quadro, bebedouro. É um espaço pequeno, mas atende às necessidades”, comemora a educadora.

A professora Carla resolveu investir na adequação do espaço. No início do ano finalizou um centro de informática em que conseguiu, através de doações, cinco computadores. A sala ficou pronta um mês antes da pandemia, e ela conseguiu, com a ajuda de amigos, finalizar as instalações da parte elétrica.

Com a suspensão das aulas devido a pandemia do coronavírus o projeto poderia ter até enfraquecido, mas para a surpresa de Carla, os alunos continuaram a procurar o espaço e a professora intensificou as aulas. “Eu nunca pensei que teria uma participação tão importante dentro dessa pandemia”, observa ela. 

Com a necessidade de dar prosseguimento às aulas de reforço, por conta dos conteúdos on-line disponibilizados pela rede municipal e estadual de ensino, os alunos passam praticamente o dia inteiro no projeto. “Eles vem para cá e ficam, das 9h às 16h. São alunos do 6º ao 9º ano que não tem acesso a computador. Aqueles que tem a apostila vem para tirar dúvidas, tentar fazer os exercícios, tentar enviar para os professores, mas eles não sabem como fazer essa operação e mexer na plataforma e eu ajudo”, explicou Carla.

Como ajudar o projeto 

Por conta da demanda, a professora faz um pedido a empresários e pais de alunos que possam ajudar na continuidade do projeto. “Estamos buscando ajuda para ter papel e tinta para a impressora. Muitas crianças não conseguem imprimir os exercícios para fazer e a gente acaba ajudando. Como a reposição de material é constante, eu preciso cobrar um pouco só para cobrir os custos desse material” disse a professora que ainda pediu para quem puder, doar estabilizadores para os três computadores que estão funcionando.

Tudo é feito de maneira organizada e segura, diz a professora. As regras de higiene e distanciamento social estão sendo seguidas à risca para não expor ninguém a um risco desnecessário. “Estamos respeitando o distanciamento e eu atendo somente seis alunos por horário e todos devidamente equipados com máscara. Quando os alunos chegam, lavam as mãos e higienizam as mãos com álcool em gel sempre. Se alguma criança estiver gripada ela só volta a frequentar a aula quando estiver melhor e se eu estiver gripada, as aulas ficam suspensas”, pontuou.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com Carla através dos telefones: (22) 25217873 ou (22) 999512685 ou (22) 992128755.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra