Doses duram pouco em mais um dia de vacina contra gripe em Friburgo

Estoque se esgotou antes do horário previsto para o encerramento da campanha
terça-feira, 31 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Idosos que conseguiram se vacinar no Xadres (Fotos: Henrique Pinheiro)
Idosos que conseguiram se vacinar no Xadres (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nesta terça-feira, 31 de março, foi realizada mais uma etapa da vacinação contra a gripe comum (H1N1) em diversas unidades de saúde de Nova Friburgo e também no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio, anexo ao Clube de Xadrez. Desta vez a imunização foi destinada apenas às pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Por conta da grande procura, algumas unidades tiveram seus estoques esgotados antes do horário previsto para o encerramento da vacinação, como por exemplo, no Centro de Convivência, que por volta de meio dia já havia zerado o número de doses disponíveis. Apesar do grande movimento, a vacinação aconteceu de forma rápida.

A prefeitura informou que a programação de ações de imunização está sendo feita de acordo com o envio de remessas de doses para o município. A Secretaria estadual e o Ministério de Saúde estão liberando quantidades fracionadas. O próximo dia de vacinação contra a gripe em Friburgo não foi informado ainda. 

Os outros locais onde foi oferecida a vacinação ontem foram: postos de saúde Waldyr Costa, em Conselheiro Paulino;  Tunney Kassuga, em Olaria; José Copertino Nogueira, em São Geraldo e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das seguintes localidades: Lumiar, São Pedro da Serra, Stucky, Mury, Rio Bonito, Salinas, Centenário, Campo do Coelho, Olaria II, Olaria III, Cordoeira, Terra Nova,  Riograndina, Amparo, Nova Suíça e Varginha. No posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, foram imunizados apenas os profissionais de saúde, mediante apresentação de, além da carteira de vacinação, algum documento que comprovasse o exercício da profissão.

Segundo comunicou previamente a prefeitura, desta vez não houve a vacinação no esquema drive thru (que permite aos idosos serem imunizados sem a necessidade de desembarcarem de automóveis). O serviço está suspenso já que novos postos nos distritos serão abertos. As vacinações domiciliares ficarão para a próxima etapa e podem ser agendadas por telefone, nos postos de saúde mais próximos das residências.

A Secretaria Municipal de Saúde relembra que a campanha vai até maio e as datas serão divulgadas periodicamente. Na semana passada foram vacinadas 6.600 pessoas em Friburgo. 

O que diz a prefeitura

A prefeitura informou que a vacinação no Centro de Convivência foi encerrada antes do horário previsto parta término porque foi iniciada mais cedo. Apesar de ter sido anunciado que a vacinação começaria às 9h, antes das 7h já teriam pessoas fazendo filas nos postos. Mas, logo após a abertura, todos foram atendidos rapidamente. 

Nesta terça, 31 de março, foram aplicadas 9.031 doses na vacinação contra H1N1. Assim que chegar nova remessa do estado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará a data e os locais.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina