Doses duram pouco em mais um dia de vacina contra gripe em Friburgo

Estoque se esgotou antes do horário previsto para o encerramento da campanha
terça-feira, 31 de março de 2020
por Guilherme Alt ([email protected])
Idosos que conseguiram se vacinar no Xadres (Fotos: Henrique Pinheiro)
Idosos que conseguiram se vacinar no Xadres (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nesta terça-feira, 31 de março, foi realizada mais uma etapa da vacinação contra a gripe comum (H1N1) em diversas unidades de saúde de Nova Friburgo e também no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Zelma Mussi Gervásio, anexo ao Clube de Xadrez. Desta vez a imunização foi destinada apenas às pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Por conta da grande procura, algumas unidades tiveram seus estoques esgotados antes do horário previsto para o encerramento da vacinação, como por exemplo, no Centro de Convivência, que por volta de meio dia já havia zerado o número de doses disponíveis. Apesar do grande movimento, a vacinação aconteceu de forma rápida.

A prefeitura informou que a programação de ações de imunização está sendo feita de acordo com o envio de remessas de doses para o município. A Secretaria estadual e o Ministério de Saúde estão liberando quantidades fracionadas. O próximo dia de vacinação contra a gripe em Friburgo não foi informado ainda. 

Os outros locais onde foi oferecida a vacinação ontem foram: postos de saúde Waldyr Costa, em Conselheiro Paulino;  Tunney Kassuga, em Olaria; José Copertino Nogueira, em São Geraldo e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das seguintes localidades: Lumiar, São Pedro da Serra, Stucky, Mury, Rio Bonito, Salinas, Centenário, Campo do Coelho, Olaria II, Olaria III, Cordoeira, Terra Nova,  Riograndina, Amparo, Nova Suíça e Varginha. No posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, foram imunizados apenas os profissionais de saúde, mediante apresentação de, além da carteira de vacinação, algum documento que comprovasse o exercício da profissão.

Segundo comunicou previamente a prefeitura, desta vez não houve a vacinação no esquema drive thru (que permite aos idosos serem imunizados sem a necessidade de desembarcarem de automóveis). O serviço está suspenso já que novos postos nos distritos serão abertos. As vacinações domiciliares ficarão para a próxima etapa e podem ser agendadas por telefone, nos postos de saúde mais próximos das residências.

A Secretaria Municipal de Saúde relembra que a campanha vai até maio e as datas serão divulgadas periodicamente. Na semana passada foram vacinadas 6.600 pessoas em Friburgo. 

O que diz a prefeitura

A prefeitura informou que a vacinação no Centro de Convivência foi encerrada antes do horário previsto parta término porque foi iniciada mais cedo. Apesar de ter sido anunciado que a vacinação começaria às 9h, antes das 7h já teriam pessoas fazendo filas nos postos. Mas, logo após a abertura, todos foram atendidos rapidamente. 

Nesta terça, 31 de março, foram aplicadas 9.031 doses na vacinação contra H1N1. Assim que chegar nova remessa do estado, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará a data e os locais.

 

 

LEIA MAIS

Governo cria auxílio-transporte, alimentação e hospedagem para pacientes de radioterapia

Com prazos descumpridos, usuários reclamam de espaço improvisado "apertado e sem condições"; Prefeitura alega paralisação para ajustes e promete obra em "fase de acabamento".

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 20, um balanço do Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 18,

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina