Disque Idoso 165 registrou quase três mil atendimentos desde outubro

Iniciativa do Governo do Estado é voltada para atender diferentes demandas dos 60+ e auxilia também com outras informações
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marlon Falcão)
(Foto: Marlon Falcão)

Denúncias de violência contra a pessoa idosa estão no topo dos casos recebidos pelo Disque Idoso 165, correspondendo a mais de 25% do total de demandas atendidas. A central, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), é voltada para atender as mais diversas demandas da população 60+ fluminense e completou três meses de atividades no final de janeiro. Durante o período, quase três mil ligações foram recebidas e o aplicativo teve cerca de dois mil downloads.

 Além das denúncias relacionadas à violência, estão no top 5 de atendimentos questões de conflitos familiares (8,9%), informações a respeito de benefícios e direitos (7%), informações sobre transportes (6,6%) e orientação jurídica (5,3%). “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento de excelência para a população idosa. O Disque Idoso 165 está à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, para qualquer demanda que o cidadão 60+ do Estado do Rio de Janeiro precise resolver, desde as mais simples até as mais complexas”, ressalta o governador Cláudio Castro.

Com o objetivo de oferecer suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência, orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades, o serviço pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para dispositivos Android e iOS.

“Durante esses três meses, o Disque Idoso 165 deu voz a uma demanda reprimida, de um público que agora tem um lugar exclusivo para ser atendido em todas as suas necessidades. O atendimento é continuado e só termina quando a questão for totalmente resolvida”, explica o secretário estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.

Usuários elogiam serviço

“Me senti segura para denunciar anonimamente um caso de maus tratos e fui atendida rapidamente. No dia seguinte, já tinha um protocolo para acompanhar a denúncia que fiz. O retorno foi imediato e sanou o problema que apresentei. É um trabalho fundamental, que funciona, muito eficaz”, realtou uma idosa.

Aplicativo Disque Idoso 165

O aplicativo Disque Idoso 165 é uma iniciativa pioneira no Brasil e oferece diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência. Além disso, o app conta com um "botão de pânico", que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.

Para baixar, é necessário entrar na loja de aplicativos do celular e procurar pelo Disque Idoso 165. O app é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: