Dia Mundial da Arte

Manifestações artísticas ao redor do mundo para deleite de todo tipo de público
sexta-feira, 14 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
Neste sábado, 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Arte. Trata-se de uma data comemorativa relativamente recente, pois ela existe há apenas 11 anos, criada em 2012, mas oficializada pela Unesco em 2019. Não é um dia dedicado somente às pinturas ou esculturas, mas a todo tipo de manifestação artística. A ideia é justamente promovê-las ao redor do mundo. 

“A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível" (Da Vinci)
Durante a pandemia, a arte foi sem dúvida um dos meios que mais ajudou a superar os momentos de confinamento, de isolamento social, e consequentemente, de maior solidão. Inclusive, a própria Unesco em uma mensagem partilhada durante a data em 2021, citou justamente o poder da arte de unir e congregar em tempos de crise.  

A responsável pela sua criação foi a Associação Internacional de Arte (IAA) — a fim de promover a conscientização da atividade criativa no mundo. Propôs o dia 15 de abril para celebrar a arte, não por acaso, mas por ser o dia do aniversário de um dos maiores artistas de todos os tempos: Leonardo Da Vinci. Seu caráter multidisciplinar e a importância de seu legado nos mais diferentes tipos de arte, fizeram dele a escolha ideal.

Um dos principais nomes do Renascimento — por isso considerado o “homem do renascimento —, ele é um dos artistas mais completos de todos os tempos, símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo. 

Segundo ele, “a arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível", reflete a importância da arte para compreendermos melhor o mundo e expressarmos nossos sentimentos mais íntimos.

Junte-se a isso, o fato de ele ser um símbolo global de paz, liberdade de expressão, tolerância, fraternidade e multiculturalismo. Desde então, a data ganha mais e mais adeptos ao redor do mundo, que celebram o dia com as mais variadas representações artísticas, eventos, exposições, etc.

 

História e significados

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal — existe em todas as culturas — que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade. O termo vem da palavra latina “ars”, que significa "talento", "saber fazer". 

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças, emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade.

Sua história consiste em uma ciência que estuda os movimentos artísticos, as modificações na valorização estética, as obras e os artistas. Esta análise é feita de acordo com a vertente social, política e religiosa da época em que é estudada. Várias outras ciências servem de auxílio para a história da arte, como a numismática, paleografia, história, arqueologia etc. Mas através de sua história é possível aprender um pouco sobre o ser humano ao investigar a evolução das diversas expressões e manifestações artísticas.

Afinal, para que serve a arte? Por ser uma atividade de difícil definição e ter formas variadas de expressão, muitas vezes a "função" da arte tende a ser mal compreendida. Existem muitas definições de arte e seu significado varia conforme a época e a cultura. Atualmente, a palavra arte é usada para designar a atividade artística ou o produto da atividade artística. Como atividade, a arte é uma criação humana que busca aliar forma e conteúdo para se comunicar a partir de um conjunto de técnicas.

 

O prazer e a reflexão

Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza, mas também, por vezes, a completa. Segundo ele, está na origem da atividade artística a propensão natural do homem à imitação.

Já para o pensador alemão Immanuel Kant (1724-1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre. Assim, uma teia de aranha, embora possa parecer bela, não é uma obra de arte, já que se trata de uma tarefa mecânica e natural.

Para Kant, a arte também se diferencia da ciência. “Para produzir uma obra de arte não basta ter conhecimento sobre um determinado assunto — é preciso ter habilidade para fazer”. Ele define a arte estética como aquela cuja finalidade imediata é o sentimento do prazer, não apenas o prazer ligado às sensações, mas também o prazer da reflexão.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra