A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo decidiu incluir a vacina contra a Covid-19 no Dia D deste sábado, 4, quando já era um mutirão de imunização contra a gripe e o sarampo.
A quarta dose estará disponível para todos os idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas. Já a terceira aplicação será feita em todos com mais de 18 anos que já completaram quatro meses desde que receberam a 2ª dose. A vacinação dos adolescentes terá início na próxima semana.
A vacina contra o sarampo estará disponível para as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. É muito importante levar as crianças para se vacinarem, já que esse é o meio mais eficaz de combater a doença que está com a imunização muito baixa em todo o Brasil. Em Nova Friburgo, até esta semana, somente 22% do público-alvo foi imunizado.
Já as doses contra o vírus Influenza, causador da gripe, serão aplicadas neste Dia D em crianças de seis meses a 5 anos, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e integrantes do grupo prioritário para esta imunização: indígenas, professores, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento, forças armadas, doentes crônicos e com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, ppulação privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).
A ação será das 9h às 15h, nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos distritos de Amparo, Lumiar, Mury, Riograndina, São Pedro da Serra e Campo do Coelho, além da localidade de Centenário.
As crianças com a caderneta atrasada poderão ter as vacinas atualizadas nas salas de vacina dos postos de Olaria, Conselheiro, Suspiro e São Geraldo. É necessário ter em mãos o CPF, cartão do SUS e a caderneta vacinal.
Covid-19: liberada a quarta dose para maiores de 50
O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira, 2, a liberação da quarta dose de vacina contra Covid-19 para maiores de 50 anos. De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, o Brasil tem quantidade de vacinas suficiente para avançar no segundo reforço para esta faixa etária. Ele também admitiu o aumento no número de casos de Covid-19 no país nas últimas semanas.
"Já avançamos na primeira dose de reforço e o segundo reforço (quarta dose) já está autorizada para as pessoas com 60 anos ou mais pelo Ministério da Saúde, e agora ampliamos essa oferta para quem tem mais de 50 anos. Nós temos estoque de vacinas. O Governo Federal se preparou para isso. Temos nos últimos 15 dias uma média móvel de óbitos inferior a 120 casos por dia. Há, é claro, um aumento recente de casos, porque houve uma maior flexibilização. Isso não é só no Brasil, mas no mundo todo também", afirmou o ministro.
Até o momento, a quarta dose é liberada para pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos. A ampliação da quarta dose para novos públicos segue o que já vem sendo adotado por algumas localidades, como no Estado do Mato Grosso do Sul e em Manaus-AM. Em Teresina, no Piauí, o cronograma é ainda mais acelerado, prevendo imunização com a quarta dose para pessoas acima de 40 anos. Em Nova Friburgo, a prefeitura ainda não se manifestou sobre a ampliação da campanha de vacinação para maiores de 50 anos.
Questionado sobre a possibilidade de editar uma medida para recomendar uso de máscara em locais fechados, o ministro afirmou que a pasta não pode impor o uso da proteção facial. "A máscara é um direito de cada um fazer o uso dela. Nós não impedimos que as pessoas usem máscara, agora impor o seu uso, além de não funcionar, é muito difícil de fiscalizar", disse.
Prorrogadas campanhas contra gripe e sarampo
O Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 24 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo para os grupos prioritários, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais no Brasil para as duas doenças.De acordo com a pasta, a partir do próximo dia 25 os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis, como ocorreu no ano passado. No município do Rio de Janeiro, a vacinação contra a gripe já será ampliada para todas as idades a partir deste sábado, 4. Já foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses para todo país. Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público.
O Ministério da Saúde ressalta que a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e as doses ficam disponíveis durante todo o ano. Nesta campanha é utilizada a vacina tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. Pelo Calendário Nacional de Vacinação, as doses contra o sarampo devem ser aplicadas nos bebês ao completarem 1 ano de idade e o reforço entre 4 e 6 anos de idade. Também se recomenda a aplicação de uma dose entre os 30 anos e 50 anos de idade, em pessoas não vacinadas na infância ou juventude. A campanha de vacinação contra o sarampo começou no dia 4 de abril e podem se vacinar os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
O Brasil perdeu o selo de erradicação de sarampo em 2019, por causa da queda na cobertura vacinal. Segundo dados do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (Nippis), em três anos foram registrados 26 óbitos de crianças abaixo de 5 anos de idade e mais de 1,6 mil internações por sarampo no país, número que não era alcançado desde o início dos anos 2000.
Deixe o seu comentário