A Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro está coordenou nesta quinta-feira, 15, as ações do Dia D da Operação Caminhos Seguros, voltada à proteção de crianças e adolescentes e ao combate à exploração sexual infanto-juvenil. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ocorreu simultaneamente em todo o país integrando uma mobilização nacional ao longo do mês de maio.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Polícia Civil estiveram nas ruas cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas regiões do estado. A ação teve o objetivo de desarticular redes criminosas e garantir a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes.
Paralelamente, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar, promoveu ações educativas e preventivas em escolas das redes estadual e municipal, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os riscos e formas de prevenção à violência sexual contra menores.
A Operação Caminhos Seguros é uma estratégia integrada entre União, estados e municípios. A Secretaria de Segurança Pública destaca a importância da denúncia como ferramenta essencial no enfrentamento à violência. Casos suspeitos podem ser comunicados ao Disque 100 ou às delegacias especializadas. A operação continua nos próximos dias.
Deixe o seu comentário