Depois de um agosto congelante e de um setembro escaldante, o friburguense deve agora se preparar para um fim de outubro com muita chuva. As temperaturas devem permanecer amenas, entre 13 e 22 graus. Segundo as previsões do Climatempo, o tempo segue instável em todo o Sudeste e são grandes as possibilidades de volumes expressivos de chuva nos próximos 15 dias.
Essa nebulosidade toda, segundo os meteorologistas, se deve à dissipação de uma frente fria que, em contraste com o ar quente e úmido que desce da Amazônia, favorece a formação de nuvens carregadas de chuva.
De acordo com os prognósticos, a última semana de outubro será de muita chuva no Estado do Rio. A chegada de uma frente fria no próximo fim de semana e a formação de uma grande área de baixa pressão, juntamente com a circulação de vento em altas camadas da atmosfera, serão os responsáveis pelo mau tempo.
Chuva de meteoros
Se não fosse o tempo nublado, seria fácil assistir a uma chuva de meteoros provenientes do cometa Halley na madrugada desta terça, 20. O fenômeno Orionids ocorre na constelação de Órion, no Leste, bem perto das Três Marias. Em Friburgo, quem estiver no Centro deverá olhar em direção às Braunes.
A melhor janela de observação é entre 17 e 22 de outubro, sendo que o ápice ocorre na virada de 19 para 20, sobretudo entre 1h e 4h da manhã.
A Orionids tem meteoros rápidos e brilhantes, com velocidade de 67 km/s e magnitude aparente de 2.5, que permite visualização até mesmo em cidades com poluição luminosa.
De acordo com a International Meteor Organization (IMO), essa chuva apresentou pouco menos de 20 meteoros entre os anos de 2014 e 2016, sendo previstos para 2020 cerca de 20 meteoros por hora - em média, um a cada três minutos.
Deixe o seu comentário