Depois do alinhamento interplanetário, intensa chuva de meteoros

Madrugada desta sexta pode ter até 50 estrelas cadentes por hora, dia 16 tem eclipse lunar total, Lua de Sangue e da Flor e nova conjunção no fim do mês
quarta-feira, 04 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Os quatro planetas alinhados, em foto de celular tirada por leitor esta manhã
Os quatro planetas alinhados, em foto de celular tirada por leitor esta manhã

Visível a olho nu, o alinhamento entre os planetas Vênus, Júpiter, Marte e Saturno, que teve seu ápice no último sábado, 30, continua proporcionando aos friburguenses um espetáculo a cada amanhecer de céu limpo. Sobretudo com o detalhe da Lua Minguante dos últimos dias. 

Mas os eventos astronômicos deste mês de maio não vão parar por aí. Uma intensa chuva de meteoros, formada por resquícios do cometa Halley, terá seu pico na madrugada desta sexta-feira, 6. São esperadas até 50 estrelas cadentes por hora. Além disso, de 15 para 16 de maio, haverá um eclipse lunar total, a chamada Lua de Sangue. E o  Brasil estará bem no centro da zona de observação.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas é conhecida por sua rapidez e densidade, deixando rastros muito brilhantes no céu noturno.O melhor horário para observação será uma hora antes do amanhecer. A  Eta Aquáridas continua até o final do mês, sempre ao leste, com atividade cada vez menor.

Já a Lua de Sangue será o primeiro eclipse lunar total dos dois que acontecem em 2022. A fase total acontecerá por volta da 1h da madrugada do dia 16, com a lua ganhando uma coloração avermelhada. O fenômeno completo durará mais de cinco horas, entre 22h30 e 3h50.

Um eclipse deste tipo acontece quando Sol, Terra e Lua estão alinhados, nesta ordem. O segundo eclipse lunar total do ano será em 7 de novembro, mas não tão visível no Brasil.

Dia 16 também promete ser uma noite especial para observar a lua, que estará com 100% de iluminação, sendo chamada de Lua da Flor por ser em maio, marcando o auge da primavera no Hemisfério Norte. Ela nascerá, deslumbrante, logo após o pôr do sol, por volta das 18h.

Já no fim do mês, durante toda a madrugada do dia 29,  outra conjunção entre Marte e Júpiter fará os dois planetas aparecerem colados, a apenas meio grau de distância.  Por volta das 4h, também nasce o superbrilhante planeta Vênus, a "Estrela Dalva". E Saturno está acima dos três, no alto do céu, formando um quadrante  em noite escura de Lua Nova.

(Do Uol com informações da Nasa e Time and Date)

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima