Defesa Civil de Friburgo emite alerta de ventos fortes nesta tarde e noite

Estado do Rio está sob efeito do "ciclone bomba" que causou estragos, destruição e dez mortes no Sul do país na terça
quarta-feira, 01 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Rajadas no Sul do país nesta terça (Reprodução da web)
Rajadas no Sul do país nesta terça (Reprodução da web)

A Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu alerta por SMS na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, avisando sobre a "possibilidade de ventos fortes a muito fortes sobre o município no período da tarde e da noite". 

Emergências devem ser acionadas pelo telefone 199.

Segundo informações do portal G1, o Estado do Rio deve sofrer fortes rajadas de vento nesta quarta, assim como São Paulo, influenciadas pelo "ciclone bomba" que causou estragos, destruição e dez mortes no Sul do país na terça. Nas capitais dos dois estados, a ventania derrubou árvores nesta madrugada.

Em Santa Catarina, a previsão é de ventos de até 100 km/h até o fim da tarde. 

Na manhã desta quarta, cidades do Rio Grande do Sul ainda registravam ventos fortes. Na madrugada, por volta da 1h, Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, registrou rajadas de 116,6 km/h.

Santa Catarina foi um dos estados mais afetados pelo fenômeno na terça. Fortes temporais atingiram o estado. Árvores foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h durante a tarde, de acordo com a Defesa Civil. Um vídeo flagrou o momento em que o telhado de uma edificação é arrancado inteiro em Florianópolis. Já outro, mostra trabalhadores no andaime de um prédio durante fortes ventos.

O Rio Grande do Sul também estragos provocados pela forte chuva. Além disso, os portos estão com atividades interrompidas devido à previsão de ventos de 120 km/h e mais de 700 mil clientes estão sem energia.

No Paraná, ventos de quase 100 km/h derrubaram árvores e deixaram imóveis de Curitiba sem energia elétrica. O telhado de um conjunto habitacional também foi arrancado com a força dos ventos. Na manhã desta quarta, algumas ruas de Curitiba ainda estavam interditadas, com árvores e até postes que caíram.

Nove pessoas morreram vítimas das chuvas em Santa Catarina. Na cidade de Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore.

Três pessoas morreram em Tijucas, na Grande Florianópolis. Em Ilhota, no Vale do Itajaí, um homem de 59 anos morreu após um muro desabar na noite de terça-feira, no bairro Baú Baixo. De acordo com a Defesa Civil do município, a vítima era motorista, morador do estado de São Paulo, e teria ficado preso entre um caminhão e a estrutura que desabou.

De acordo com a Defesa Civil, uma morte foi confirmada na manhã desta quarta em Governador Celso Ramos. Houve também uma morte em Itaiópolis e outra em Rio dos Cedros.

No Rio Grande do Sul, um homem morreu morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal em Nova Prata, na Serra. Vanderlei Oliveira, de 53 anos, foi socorrido pelos bombeiros, que o encontraram embaixo dos escombros de um tapume que ajudava a erguer na encosta de uma construção, no loteamento Clivatti. Ele chegou a ser levado para o Hospital São João Batista, mas não resistiu.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima