Curta!On lança Especial Samba: rompendo o silêncio de mais um ano sem folia

Seleção reúne documentários sobre a Velha Guarda da Portela, a bateria da Mangueira e baluartes do samba
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Curta!On lança Especial Samba: rompendo o silêncio de mais um ano sem folia

Como diria a canção, o “samba agoniza, mas não morre”. Esse ritmo tão brasileiro continua vivíssimo e, no Curta!On — Clube de Documentários, promete romper o silêncio de mais um ano sem carnaval. A plataforma de streaming, disponível no NOW (Claro/NET) e no Tamanduá.TV (https://tamandua.tv.br/planos/curtaon), preparou o Especial Samba para os dias dedicados à folia.

Destaques da seleção:

“Coração do Samba”

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira, o documentário se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun, 72 min., 12 anos.

 

“O Mistério do Samba”

Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o documentário retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro. Participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, 88 min., Livre.

“Clara Estrela”

Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O documentário resgata a carreira da artista, com narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV. Direção: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, 71 min., Livre.

 

“101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas” 

As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa. Direção: Roberto de Oliveira, 26 min., Livre. 

“Clementina” 

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Direção: Ana Rieper, 75 min., Livre. 

“Cartola – Música Para Os Olhos”

A trajetória de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. Em paralelo à história do artista, o filme reflete sobre a construção da memória do país. Direção: Hilton Lacerda, Lírio Ferreira, 88 min., 10 anos.

“As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio: "Teresa Cristina"

Um grande painel da música brasileira, mostrando as que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de “Minha História”. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de “Travessia”, famosa na voz de Milton Nascimento. Direção: Marcus Fernando, 26 min., Livre.

 

“Danças Brasileiras” (Série) – Episódio: “Samba”

O samba é a cara do Brasil: de marginal passou a herói; de ritmo perseguido pelas elites do início do século, virou símbolo nacional. O samba era proibido, o pandeiro era proibido. Suas origens são danças africanas: o lundu, cateretê e o batuque. E suas influências ainda hoje estão fortemente presentes. Direção: Belisário Franca, 25 min., Livre.

“Expresso” (Série) – Episódio: “Tia Surica”

A sambista carioca Iranette Ferreira Barcellos, conhecida como Tia Surica, é uma das mais importantes integrantes da velha guarda da Portela. Ao narrar um pouco de sua vida, ela termina por revelar a trajetória da própria escola. Fala de personalidades, tradições, encontros, feijoadas e religiosidades, que integram a história do samba. Direção: Hilton Lacerda, Joaquim Castro, 26 min., Livre.

 

Curta! também com sinal aberto na internet

Nesta segunda-feira de carnaval, 28, vai ter uma programação especial no Curta!, com três produções com o samba de protagonista. As atrações marcam o último dia do sinal aberto do canal, e o público pode assistir gratuitamente pelo site em canalcurta.tv.br/viainternet.

Às 20h30 será exibido o episódio “Ó Abre Alas” da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”. Apresentada por Nelson Motta, aborda os primórdios desse gênero musical tão brasileiro. Em seguida, o documentário “Coração do Samba” transporta o público para o interior da bateria da Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais do carnaval carioca. 

Fechando a noite, o filme “O Mistério do Samba” traz Marisa Monte, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho juntos à Velha Guarda da Portela em um sensível registro do cotidiano e da memória dos sambistas que marcaram a história da azul e branco de Madureira.

 

Confira detalhes da seleção:

 

20h30 - “101 Canções Que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “Ó Abre Alas” 

As marchinhas reinavam absolutas no início do século XX. Mas depois de muitos carnavais, o samba mandou avisar que já estava pronto para entrar na festa. Direção: Roberto de Oliveira, 26 min., Livre. (Promo: https://youtu.be/X8Gf8Tw2Wqg).

 

21h - “Coração do Samba” (Documentário)

Um passeio pelos bastidores da bateria de uma escola de samba, orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da escola, o filme se debruça sobre um exuberante universo de musicalidade e de paixão pela percussão. Direção: Theresa Jessouroun, 72 min., 12 anos. (Promo: https://youtu.be/eAIa7eoAnto).

 

22h20 - “O Mistério do Samba” (Documentário)

Retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 40 e 50 ainda não gravadas. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples do pequeno bairro Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. Participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. Direção: Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, 88min, Livre. (Promo: https://youtu.be/NYTgsQk9Gr4).

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval