Crise política na gestão municipal atravessa seu pior momento

Nos primeiros anos de governo, choveram elogios até de eleitores opositores. Contudo, o que se demonstra nos últimos tempos, é que a prefeitura passa pelo seu pior momento
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
por Lucas Barros*
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Alguns, o chegam a comparar ao saudoso Heródoto Bento de Mello, que segundo adoradores, foi o melhor prefeito de Nova Friburgo. Outros ainda acreditam que foi Paulo Azevedo. Afinal, para os mais antigos, a via expressa era melhor pintada de verde ou de vermelho e azul? 

Desacreditado, e talvez, até uma surpresa para muitos, a atual gestão executiva se elegeu no último pleito municipal. Nos primeiros anos de governo, choveram elogios até de eleitores opositores. Contudo, o que se demonstra nos últimos tempos, é que a prefeitura passa pelo seu pior momento de crise política em toda gestão.

Brigas políticas

As notícias só confirmam os rumores que já corriam pela cidade. Embora tenha sido considerado uma peça fundamental para a eleição da atual gestão, o vice-prefeito, o conhecido “Serginho Doce Mania”, anunciou rompimento com o prefeito de Nova Friburgo através de diversas postagens, em tons críticos e ácidos, em suas redes sociais.

Em postagem, o vice-prefeito se revolta: “Amigos, o prefeito Johnny Maycon acaba de me tomar o carro em que trabalho. O que acham dessa atitude?” Nas redes sociais depoimentos de amigos, conhecidos e apoiadores políticos reprovam o afastamento entre prefeito e vice: “O cara foi eleito graças a você e agora resolve lhe virar as costas”.

O vice-prefeito, por sua vez, tem estado ausente de agendas públicas junto com o prefeito, como ocorreu no palanque nos festejos do Dia da Independência, na Avenida Alberto Braune. Até o presente momento o nome de Serginho ainda não teria sido confirmado para a possível chapa visando a reeleição municipal, há apenas um ano do pleito. A briga entre as duas maiores lideranças da cidade, dividiu forças, opiniões e gerou críticas.

Reivindicações aumentam

Apesar da conhecida crise política que acomete a prefeitura da porta para dentro, os ânimos também dão muitos sinais de acaloramento nos espaços externos da administração pública, levando a atual gestão a ter um considerável grau de reprovabilidade que até então não era percebido.

Servidores municipais, tanto da educação como da saúde pública – em especial, os enfermeiros - vêm demonstrando um acentuado inconformismo pelo não reajuste dos seus salários, que atualmente, encontram-se abaixo do considerado como o “mínimo” para os profissionais da categoria.

Apesar de diversas cidades próximas já adotarem o piso salarial para ambas as categorias, Nova Friburgo tarda na implementação de melhores vencimentos para os servidores, sendo a sua efetivação, uma incógnita. A vereadora Maiara Felício não poupou sua indignação durante fala na tribuna da Câmara, compartilhada em suas páginas nas redes sociais: “A Prefeitura de Nova Friburgo recebeu do Governo Federal o aporte de R$ 1.747.439,00 para pagamento do piso da enfermagem, mas para surpresa da população e dos profissionais da área da saúde, a mesma devolvera o valor de R$ 830 mil ao Governo Federal!”

Na última segunda-feira, 25, as reivindicações salariais de servidores da saúde ocorreram na porta de prefeitura, chamando atenção de quem passava pela rua. Os indignados manifestantes, chegaram a cercar o carro do prefeito, cobrando explicações sobre os servidores que não foram contemplados pelo aumento salarial. Jhonny Maycon apesar de ouvir as diversas cobranças dos manifestantes, manteve-se dentro do carro, comunicando-se apenas pela janela, conforme informam manifestantes que estavam presentes. Informações apontam para novos protestos de servidores da rede municipal.

Obras da prefeitura ou do estado?

Há meses, obras gigantescas de drenagem acontecem no centro da cidade. Um projeto extremamente necessário, e que enfim, foi realizado. Por outro lado, nas redes sociais, diversos vídeos do prefeito em frente à obra, vestindo um capacete de operário, tornaram-se alvo de muitas críticas.

Apesar da grande produção midiática nas redes sociais, o que não passou desapercebido por muita gente é que a drenagem que vem sendo feita no centro de Nova Friburgo trata-se de uma obra realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e não pela prefeitura, como acontece em outros municípios, como São Gonçalo, Saquarema, Angra dos Reis e outros mais.

Para alguns moradores, as postagens nas páginas pessoais do prefeito, dentro da obra, não soaram nada bem e apontam que Jhonny estaria tentando ganhar popularidade com obras feitas por outros. Moradores ainda afirmam, que a única parte da obra que compete a prefeitura não está sendo bem feita: “Essa obra é do Estado e não da prefeitura”, comenta um morador.

Reclamações sobre o intenso trânsito (com falta de guardas e de transparência nas comunicações sobre interdições) e da falta de fiscalização nas obras (em virtude dos muitos buracos que tem aparecido nos locais de obra, conforme já levantado por reportagens de A VOZ DA SERRA são as principais.

Outros moradores, em comentários nas redes sociais, dispararam, exigindo que a prefeitura realize obras que de fato são de sua competência, em locais como Debossan, Nova Suíça, Fazenda da Laje, Galdinópolis, Rio Bonito, Amparo, São Pedro da Serra, entre outros.

Brigas com o Laje

De acordo com postagens realizadas pelo Laje (Lar Abrigo Amor a Jesus), com 94 anos de existência, a Procuradoria do Município busca desapropriar parte do abrigo, onde ficam o bazar da instituição e o Projeto Fraldão (que confecciona fraldas geriátricas para os idosos), sob e alegação de que o contrato não teria validade.

Segundo informações, o abrigo foi comunicado pela Prefeitura de Nova Friburgo que o contrato de cessão de uso celebrado em 1927, será refeito. As brigas com abrigo também não foram nem um pouco bem vistas por grande parte da população friburguense, que é cativa à instituição.

Polarização

Quanto a educação, as brigas sobre a falta de vagas nas creches municipais marcam a atual gestão. Já na saúde pública, a Operação Baragnose, deflagrada pela Policia Federal, acentuou os debates acalorados sobre a má qualidade dos alimentos fornecidos, do atendimento e da falta de marcação de exames nos hospitais públicos da cidade.

De fato, não há como tirar alguns méritos da atual gestão, que recebe elogios de muitas pessoas. Entretanto, e inegável que o atual governo executivo tem passado por um momento de enfraquecimento político e duras críticas populares - o que faz a administração pública passe pelo seu momento mais delicado desde o início do mandato, definido em: polarização. 

*Lucas é advogado criminal e colunista de A VOZ DA SERRA, onde assina a coluna "Além das Montanhas".

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: