Covid: procura por testes aumenta no Suspiro, com longas filas

Para obter diagnóstico, basta apresentar sintomas gripais durante três dias
terça-feira, 31 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Covid: procura por testes aumenta no Suspiro, com longas filas

Com o aumento da quantidade de casos positivos de Covid-19 em Nova Friburgo nos últimos dias, a procura por testes para detecção do coronavírus voltou a ter grande procura. O serviço atualmente é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município somente no posto de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (às terças, a partir das 10h) e desde a semana passada tem registrado grandes filas durante todo o dia.

Nesta terça-feira, 30, a fila chegou à calçada da Rua Plínio Casado. 

Devido ao aumento da demanda por testes, a Secretaria Municipal de Saúde determinou que todos os pacientes que chegarem à unidade no horário disponibilizado para testagem sejam atendidos. Antes eram distribuídas 150 senhas para testes de Covid por dia. Só na última sexta-feira, 27, por exemplo, foram realizados no posto do Suspiro 274 testes, 84 deles deram resultado positivo. Para fazer o teste não é necessária solicitação médica, basta estar com sintomas gripais há, pelo menos, três dias.

O aumento do número de casos de Covid-19 foi observado na semana passada também na Câmara Municipal. Pelo menos 24 servidores testaram positivo, três deles, vereadores. A sede do Legislativo foi fechada e as sessões suspensas. O expediente voltou nesta terça, com restrições. 

Vacinação   

Uma das formas de tentar conter o avanço da Covid-19 é com a vacinação. A campanha de combate à doença continua nesta semana no município. De hoje, 31, a quinta-feira, 2 de junho, a terceira e quarta doses estão disponíveis para quem tem mais de 60 anos, é imunossuprimido (pacintes cm câncer ou doenças autoimunes), gestantes ou puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

Quem ainda não tomou a segunda dose da vacina, terá mais uma chance na ação de repescagem nesta terça-feira, 31. Ainda nesse dia estará disponível o imunizante para quem tem mais de 12 anos e ainda não tomou nenhuma dose da vacina contra o coronavírus. A imunização infantil também continua de hoje a quinta-feira. 

A vacinação acontece nesta terça-feira, 31, das 9h às 15h, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia; ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e nos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo. 

Nesta terça-feira, haverá ação especial também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar, São Pedro da Serra, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Conquista, Olaria 2 e 3, Riograndina, Nova Suíça, Amparo e Varginha, das 9h às 13h.  

Já a vacinação pediátrica acontecerá nesta terça-feira, das 9h às 15h no posto de saúde de São Geraldo; amanhã, 1º, no mesmo horário nos postos Tunney Kassuga, Waldir Costa, em Conselheiro, e Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e na quinta-feira, 2, das 9h às 15h, nos postos Tunney Kassuga, Waldir Costa, Sílvio Henrique Braune e São Geraldo com a Pfizer pediátrica. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra