Muitos leitores de A VOZ DA SERRA têm entrado em contato com a nossa redação e pelo nosso WhatsApp (22) 9 9213 9995, reclamando sobre a falta de vacina contra a Covid-19 em Nova Friburgo. Entramos então em contato com a prefeitura que, através de nota, informou que a Secretaria Municipal de Saúde recebe as doses do imunizante periodicamente fornecidas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. No dia 8 de abril, o município recebeu um lote com pouco mais de 500 doses, que foram distribuídas entre as salas de vacinação dos postos de saúde.
No entanto, ainda segundo a nota, “em função da alta demanda, as doses se esgotaram antes da chegada de um novo lote, entregue na última segunda-feira, 5, com 640 doses, já destinadas ao abastecimento das unidades básicas de saúde.”
Atualmente, estão sendo vacinados idosos a partir de 60 anos, com reforço a cada seis meses, além de grupos específicos com doenças crônicas. A vacinação contra a Covid-19 ocorre de forma simultânea à campanha contra a gripe, o que amplia a procura nas salas de vacina dos postos de saúde. A prefeitura destacou ainda que não há um cronograma fixo para o envio das doses, sendo a distribuição realizada pelo Estado conforme a disponibilidade.
Na capital, já é feita a imunização contra a nova variante do coronavírus
No município do Rio foi retomada nesta semana a vacinação contra a covid depois da chegada de uma remessa com 20,7 mil doses da vacina que protege contra a nova variante da covid, a cepa JN.1. Para receber essa dose, é preciso ter tomado a dose anterior há pelo menos um ano. Essa vacinação, por enquanto, é destinada somente aos idosos. Outras 13 mil doses da Pfizer recebidas também nesta semana pela prefeitura carioca serão destinadas às crianças. A Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) ainda não se manifestou sobre a ampliação da vacinação contra a cepa JN.1 para o interior fluminense. (Com informações de O Dia)
Deixe o seu comentário