Covid-19: nesta quarta e quinta tem aplicação da 2ª dose em Friburgo

Secretaria de Saúde avisa que não há necessidade de chegar cedo, gerando aglomeração
terça-feira, 10 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Fila da vacina contra a Covid na Uerj (Arquivo AVS)
Fila da vacina contra a Covid na Uerj (Arquivo AVS)

Nesta quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, a Prefeitura de Nova Friburgo retoma a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em públicos específicos: obesos acima de 18 anos e doentes crônicos de 47 a 59 anos nesta quarta. Já na quinta, é a vez dos diabéticos acima de 18 anos e doentes crônicos de 47 a 59 anos tomarem o reforço que é imprescindível para a imunização contra o coronavírus. 

A aplicação da segunda dose está sendo possível graças ao recebimento de novas remessas de vacinas enviadas a Nova Friburgo pelo Governo do Estado do Rio  desde o último fim de semana. Nesta terça, 10, por exemplo, foram destinadas ao município quase cinco mil novas doses de vacinas: 3.384 doses da Pfizer para primeira aplicação e 1.540 da CoronaVac, dividida em primeira e segunda doses.   

Ainda de acordo com o novo calendário de vacinação, na próxima sexta-feira, 13, os estudantes de faculdades e cursos técnicos da área da saúde também receberão a segunda dose, assim como os adultos de 38 anos, sem comorbidades e que tomaram a primeira dose da CoronaVac.

A vacinação acontece das 9h às 15h nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria; no campus Friburgo da Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia, e no posto de saúde do bairro São Geraldo, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) das localidades de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Olaria (1, 2 e 3), Varginha, Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar e São Pedro da Serra. Os adultos de 38 anos, sem comorbidades, e que tomaram a CoronaVac, a vacinação será feita nas unidades de ESF de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Olaria (1, 2 e 3) e São Geraldo. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que não há necessidade das pessoas chegarem muito cedo aos locais de vacinação, gerando aglomeração, pois há doses suficientes para todos os públicos previstos.  

Vale lembrar que quem for receber a primeira ou a segunda aplicação da vacina contra a Covid-19 precisa apresentar, obrigatoriamente, a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a carteirinha de vacinação. A prefeitura também informa que o cronograma das outras idades para aplicação de primeira dose será disponibilizado à medida que o estoque tiver doses suficientes que garantam a vacinação de todos do grupo contemplado. 

Combate à gripe 

A vacinação contra a gripe (vírus Influenza) em Nova Friburgo continua sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. As doses são aplicadas em pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Às terças e quintas-feiras, a campanha também acontece na unidade básica de saúde do bairro São Geraldo. 

Quem for receber a vacina precisa apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, caderneta de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é necessário estar atento ao período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a da gripe.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra