Covid-19 e gripe: doses liberadas para todos nos postos de saúde

Começa também a campanha nacional contra a poliomielite
segunda-feira, 08 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Covid-19 e gripe: doses liberadas para todos nos postos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde continua promovendo a campanha de imunização contra a Covid-19 disponibilizando doses dos imunizantes para primeira, segunda, terceira e quarta aplicação (esta somente para adultos maiores de 18 anos). Vale lembrar que entre uma dose e outra é preciso respeitar os intervalos recomendados pelo Ministério da Saúde, geralmente quatro meses. Para se vacinar é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação.

A vacinação contra a Covid-19 nesta semana acontece até sexta-feira, 12, nos postos de saúde do Supiro e de Olaria, das 8h às 18h; São Geraldo  das 8h às 16h, além do posto Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, das 8h às 13h, e no ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, das 9h às 16h. A vacinação infantil (3 a 11 anos) acontece nos postos de saúde do Suspiro, Olaria, São Geraldo e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.   

Nesta terça-feira, 9, tem vacinação também, das 9h às 13h, nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Riograndina, Nova Suíça, Stucky, Varginha, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Conquista e Olaria 1, 2 e 3.         

Gripe

A vacinação contra o vírus Influenza (causador da gripe) também continua nesta semana nos postos de saúde de Nova Friburgo e hoje, 9, nas ESFs. A vacina contra a gripe está liberada pelo Ministério da Saúde para toda a população acima de seis meses de idade e a aplicação dela pode ocorrer junto com qualquer outra dose de combate à Covid-19. 

Poliomielite

Teve início nesta segunda-feira, 8, a Campanha Nacional contra a Poliomielite para as crianças com menos de cinco anos em todo o país, incluindo Nova Friburgo. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a conferência e atualização das cadernetas de vacinação das crianças. Estarão disponíveis na campanha doses contra diversas doenças. 

A campanha está sendo promovida nas salas de vacina dos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, e José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nos postos do Suspiro e Olaria, a vacinação vai até as 18h. A campanha será realizada até setembro e está previsto para o próximo dia 20, um sábado, o Dia D de vacinação para o público infantil.

Com a campanha nacional, o Ministério da Saúde espera recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário. Integram essa ação 18 tipos de vacinas que poderão ser aplicadas em crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças estarão disponíveis as doses contra Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Segundo o ministério, a partir dos 3 anos de idade, as vacinas contra a Covid-19 podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes. 

Ao participar do lançamento da campanha no último domingo, 7, em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a cobertura vacinal da população diminuiu em todo o mundo, principalmente durante a pandemia da Covid-19. O ministro também conclamou as famílias a levarem as crianças para vacinar. "Levem seus filhos às salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina", afirmou.

O ministério espera vacinar cerca de 14,3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Com informações da Agência Brasil)

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde