Cotas de 20% das vagas para negros prorrogada até 2081

Lei foi sancionada pelo governador e já entrou em vigor
terça-feira, 20 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Antes de ser sancionada a lei foi proposta, discutida e aprovada pelos deputados estaduais no plenário da Alerj (Foto: Octacílio Barbosa/Alerj)
Antes de ser sancionada a lei foi proposta, discutida e aprovada pelos deputados estaduais no plenário da Alerj (Foto: Octacílio Barbosa/Alerj)

A reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para negros e indígenas em cargos efetivos e empregos públicos dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, além dos órgãos de administração direta e indireta do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro foi prorrogada por mais 60 anos. A determinação é da nova lei estadual 9.852/22, de autoria do Governo do Estado, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada.  

De acordo com a lei já em vigor, a nomeação dos candidatos aprovados será de acordo com a ordem de classificação geral no concurso, mas a cada cinco candidatos, a quinta vaga fica destinada a candidato negro ou indígena aprovado, de acordo com a sua ordem de classificação.

Além da prorrogação da lei afirmativa até o ano 2081, a norma estabelece que a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos promova o acompanhamento dos resultados e produza relatório conclusivo a cada dois anos.

O objetivo da reserva de vagas para minorias étnicas e raciais em concursos públicos é a garantia à proteção aos direitos fundamentais e ao princípio da igualdade. Além disso, o texto afirma que, com negros e indígenas em cargos públicos, nos próximos anos, haverá um avanço significativo na redução das desigualdades raciais e sociais no Estado do Rio de Janeiro.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: