Comércio autorizado a funcionar excepcionalmente neste sábado

CDL acredita que lojas registrarão maior movimento, mas não arrisca fazer referência ao Dia dos Pais de 2019, devido à pandemia
sexta-feira, 07 de agosto de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Movimento na rua esta semana (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento na rua esta semana (Foto: Henrique Pinheiro)

Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira, 7, a autorização de funcionamento do comércio (atividades previstas no artigo 4º do decreto 645 de 23 de julho de 2020) excepcionalmente neste sábado, véspera do Dia dos Pais.

O Dia dos Pais, comemorado este ano neste domingo, 9, tem deixado os comerciantes de Nova Friburgo com grande expectativa para o aumento das vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, acredita que as lojas registrarão maior movimento, mas não arrisca fazer referência ao mesmo período de 2019, em função da pandemia. “Não há como comparar. Nos dois anos, vivemos situações muito distintas. Imaginamos para o nosso comércio um desempenho dentro da realidade atual”, relatou.

Na opinião de Braulio, a expectativa é a existência de um consumo represado, já que a maioria das famílias permaneceram meses em casa comprando apenas produtos básicos. E também há o auxílio emergencial, que injetou recursos significativos na economia. “Algumas pessoas receberam quatro parcelas de R$ 600, dinheiro que segurou o sustento das famílias nessa fase. Achamos que, agora, elas devem gastar mais. Enquanto esteve fechado, o comércio perdeu os dias das Mães e dos Namorados. No Dia dos Pais, esperamos compensar um pouco”, acredita.

Bandeira vermelha

É importante lembrar que na bandeira vermelha (que está vigente esta semana), o comércio funciona de segunda à sexta, das 12h às 18h. As entidades representativas do comércio em Nova Friburgo – Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Acianf), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) – enviaram ofício ao prefeito Renato Bravo solicitando uma alteração no decreto municipal 645, de forma a permitir a abertura das lojas de rua aos sábados na vigência da bandeira vermelha. As entidades alegam que o decreto fere o princípio da isonomia, já que na bandeira vermelha os shopping centers ficam autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado.

“Entendemos que o decreto precisa ser igualitário. Lojas de rua e shoppings são comércio, sem diferença. Na bandeira vermelha, que vigora nesta semana, as lojas podem abrir somente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, enquanto os shoppings estão liberados para funcionar também nos sábados, das 10h às 22h”, argumentou Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra